Os museus do Governo do Estado promovem na semana que vem uma série de atividades, como palestras, debates, oficinas e exposições, que integram a programação da 23ª Semana Nacional de Museus , de 12 a 18 de maio. Nesta edição, o tema norteador é “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, partindo de três subáreas temáticas principais: patrimônio imaterial, juventude e novas tecnologias.
A semana é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e as instituições pertencentes ao Estado participam com a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem). A maioria das atividades tem entrada livre e gratuita, mas muitas exigem inscrições prévias. A programação completa também pode ser consultada na plataforma oficial do evento: visite.museus.gov.br/ .
“A Semana Nacional dos Museus é um evento da maior importância no calendário cultural brasileiro e, por mais uma edição, os museus do Estado do Paraná participam ativamente com uma programação vasta e gratuita”, afirma a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “Uma oportunidade maravilhosa para que pessoas de todas as idades aproveitem e conheçam mais de perto cada um dos nossos museus.”
Cauê Donato, coordenador do Sistema Estadual de Museus do Paraná (Cosem), enfatiza que, mais do que lugares de guarda, os museus são lugares de transformação. “Eles ressignificam narrativas, promovem inclusão, incentivam a diversidade cultural e contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, crítica e participativa”, afirma.
Confira a programação da 23ª Semana Nacional de Museus nos instituições do Estado:
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Leitura de Portfólios com Cleverson Oliveira - Terça-feira, 13 de maio | 14h às 18h
Esta atividade é voltada para jovens artistas que se interessam em profissionalizar sua atuação no campo das artes visuais. A proposta convida os participantes a compartilharem coletivamente seus portfólios com o artista Cleverson Oliveira, que realizará uma leitura comentada de cada um deles. Inscrições AQUI
Oficina de Circuitos em Papel com Ana Lesnovski - Quarta-feira, 14 de maio | 10h às 12h
A oficina, ministrada por Ana Flávia Merino Lesnovski, convida o público a explorar a condutividade por meio da criação de circuitos criativos com materiais do cotidiano, combinando arte e tecnologia.
A atividade conta com o auxílio de estudantes do Laboratório Permanente de Estudo e Criação em Arte e Eletrônica – Ste(A)mLab (Unespar/Fap) Karina Anjos e Maria Eduarda Fonseca. Inscrições AQUI .
Oficina Tramando o Imaterial: Tecelagem e a Riqueza da Feira do Caruaru - Quarta-feira, 14 de maio | 14h às 16h
A atividade elaborada pela equipe do Setor Educativo do MAC Paraná propõe a criação de peças por meio da tecelagem manual, explorando técnicas básicas com papelão e resgatando elementos simbólicos da Feira de Caruaru. Para participar, não é necessária inscrição prévia.
Roda de conversa com a artista Yaidiris Torres Roche - Quinta-feira, 15 de maio | 10h às 12h
A proposta consiste em criar um espaço de interlocução no qual se busca compreender e expressar as complexidades que envolvem a migração como tema central da pesquisa. A investigação aborda um discurso sobre o atravessamento de fronteiras físicas e emocionais, recorrendo às diversas linguagens artísticas, para expor temas como identidade, pertencimento e narrativas de deslocamento.
Nesse contexto, a migração é compreendida não apenas como um deslocamento geográfico, mas como um processo contínuo de transformação que impacta histórias e relacionamentos. Inscrições AQUI .
Visita mediada “Trajetórias de vida no tempo e no espaço” - Quinta-feira, 15 de maio | 10h30 às 12h
Nesta mediação os participantes vão se envolver com histórias de vida em exposição no MUPA, conectando tempo, memória e territorialidade em diferentes culturas. A ação tem como foco a exposição “Nosso estado: vento e/em movimento”, que apresenta registros, depoimentos e objetos de comunidades que constituem a cultura paranaense.
Ao final, os participantes serão convidados para uma prática de escrita sobre os assuntos mobilizados. Essa programação é voltada sobretudo para o público idoso, mas qualquer adulto pode participar. Não precisa de inscrição prévia.
Instalação da campanha do V Edital de Ocupação do Espaço Vitrine “Boca de Arquivo” - Domingo, 18 de maio | 10h às 14h
Nesta quinta edição, a campanha “Boca de Arquivo” norteou o conceito do edital que vai ocupar o Espaço Vitrine em 2025. Voltado a práticas contemporâneas interdisciplinares, propôs pensar os arquivos como possibilidade de reelaboração dos limites éticos, históricos, políticos e sociais da formação de narrativas históricas.
Parte da campanha que embasa essa edição, é composta de vídeos produzidos em parceria com trabalhos escultóricos sonoros da artista paranaense Inara Vidal, as Máscaras Sonoras. Enquanto o júri avalia as propostas enviadas, o Espaço Vitrine receberá uma instalação com o vídeo e as obras da artista, que foram doadas e agora integram o acervo do MUPA.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
CineMIS – Contação de Histórias de Desenhos Animados (décadas de 60, 70 e 80) - Terça-feira, 13 de maio | 14h às 16h
Este evento promove a contação de histórias sobre desenhos animados entre as décadas de 1960 e 1980 com o objetivo de aproximar valores, crenças, desafios sociais retratados e como a cultura e a sociedade influenciaram e influenciam a arte, a linguagem visual e a expressão artística através do tempo.
O evento terá um olhar lúdico e interativo para estimular crianças e jovens na compreensão do espaço museal como local de preservação e investigação, onde a história dos desenhos animados pode ser comunicada e compreendida por meio de descobertas na área da cultura, ciência e tecnologia. Inscrições AQUI .
Três Tempos – Visita Guiada Noturna - Quarta-feira, 14 de maio | 19h às 21h
Uma visita guiada noturna que destaca a memória, o presente e o futuro dos museus ante as rápidas transformações que o mundo vive e está exposto nas comunidades. Conduzida pelo Setor Educativo, a visita irá explorar e dialogar sobre as exposições em cartaz, “Sinestesia dos Objetos” e “Ciclos – Percepções da alma em movimento”.
A primeira mostra apresenta uma coleção de itens tridimensionais do acervo do museu, incluindo vitrolas, câmeras, rádios, televisores e outros objetos significativos. A visita abordará o processo criativo e a evolução tecnológica das produções fotográficas, da TV, do Rádio e do Cinema. A exposição "Ciclos – Percepções da alma em movimento" convida a uma jornada visual e sensorial profunda, em que suas obras se entrelaçam em um diálogo pulsante sobre tempo, memória e transformação, por meio das lentes únicas e sensíveis das artistas Lu Berlesse e Michelle Serena.
O número de vagas é limitado e as inscrições podem ser feitas AQUI .
CineMIS – Mulheres na 23ª Semana Nacional dos Museus - Quinta-feira, 15 de maio | 18h30 às 20h30
O evento busca recolocar o foco e ajustar a visão geral para diretoras que produziram seus filmes nos anos 70 e 90 no Brasil, propondo uma revisita a essas produções a partir da exibição de curtas e médias-metragens que compõem o acervo do MIS-PR. Após a exibição será realizada uma conversa com a mediadora Catalina Sofia sobre os filmes e as relações deles com o tema da 23.ª Semana Nacional dos Museus.
Com essa iniciativa o MIS-PR se compromete a ofertar o trabalho dessas mulheres ao público, realizando a salvaguarda desses materiais, trabalho que concerne ao acervo, e fazendo também a difusão desse material, trabalho de curadoria pensada para esta ocasião. Para participar, é preciso se inscrever através deste link .
Oficina Básica de Fotografia com Smartphone Intergeracional - Sexta-feira, 16 de maio | 14h às 16h30
Em parceria com a Celepar, o MIS-PR oferece uma oficina básica de fotografia com smartphone intergeracional. A oficina vai ensinar sobre composição, enquadramento, iluminação, foco, edição e compartilhamento de imagens. A aprendizagem é prática, com ênfase na exploração das funcionalidades do celular e no desenvolvimento do olhar fotográfico.
Para participar da oficina basta levar o smartphone e disposição para aprender novas tecnologias. É preciso fazer inscrição e pessoas 60+ terão preferência na distribuição de vagas.
Três Tempos – Visita guiada no final de semana - Sábado, 17 de maio | 15h às 17h
Essa é a segunda chance para participar de uma visita guiada que destaca a memória, o presente e o futuro dos museus frente às rápidas transformações que o mundo vive e está exposto nas comunidades. Conduzida pelo Setor Educativo, a visita vai explorar e dialogar sobre as exposições em cartaz, “Sinestesia dos Objetos” e “Ciclos – Percepções da alma em movimento”. Inscrições AQUI .
CineMIS – LGBTQIAP+ - Sábado, 17 de maio | 17h às 19h
O MIS-PR promoverá a exibição do curta-metragem “Lulu a Louca” (2014) na perspectiva de olhar a pluralidade de vozes e diversidade. A obra cinematográfica do cineasta Estevan Silvera, inspirada em um conto do escritor Dalton Trevisan, aborda a temática de gênero e sexualidade. Após a exibição do filme, haverá uma roda de conversa para debate sobre o tema apresentado. Inscrições AQUI
O Museu Oscar Niemeyer (MON) promoverá no dia 19 de maio, a partir das 14 horas, o encontro “Caminhos para um Futuro: Educação Museal em Transformação”, como parte integrante da programação da Semana Nacional de Museus. As atividades acontecem no miniauditório, no subsolo do MON. Para participar, é preciso se inscrever AQUI .
Mediação Cultural entre Rizomas e Proposições com Mirian Celeste Martins
Na perspectiva da educação museal, a importância da mediação cultural levanta reflexões sobre seus desafios para além dos acervos e exposições temporárias. A atividade propõe discutir coletivamente quais são as marcas que essa prática é capaz de deixar.
Desafios, Projetos e Prospecções com Mediação de Cauê Donato
Encontro de Educativos do MUPA, MON, Caixa Cultural Curitiba e MAC Paraná. Esta mesa, composta por representantes dos setores educativos de instituições de Curitiba, tem como objetivo compartilhar experiências e analisar os desafios, as transformações e as perspectivas para o futuro das ações educativas em museus.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
A partir do dia 13 de maio, o MCAA recebe um novo residente artístico, o artista inglês Stephen Feather. Ele cria obras de arte que reagem ao ambiente urbano e à cultura urbana contemporânea. Cria pinturas, desenhos, colagens e gravuras que refletem pessoas e lugares no ambiente construído.
O artista receberá visitantes para falar sobre seu processo criativo com alunos da Academia do Museu. Para mais informações, visite o site do MCAA .
Serviço:
23.º Semana Nacional de Museus
12 a 18 de maio de 2025
ENDEREÇOS:
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sede Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba