Foto: Divulgação
A primeira edição do Olhar do Norte Lab promove, na sexta-feira (25/04), atividades gratuitas no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, no Centro, das 8h às 17h. As inscrições estão disponíveis no site https://festivalolhardonorte.com . O projeto tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.
O laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais é uma iniciativa da Artrupe Produções, que, em março, selecionou seis curtas-metragens e dois longas-metragens para consultoria com os diretores Diego Bauer, Victor Kaleb e Guto Parente. Os participantes estão em processo de assessorias de produção e direção de fotografia.
“No evento, os selecionados vão ler e discutir os projetos com o objetivo de aprofundá-los ainda mais e criar conexões para os seus realizadores. É um projeto importante porque vamos na raiz da cadeira: os roteiros”, explica César Nogueira, que integra a equipe da Artrupe Produções. “Será um dia inteiro dedicado ao roteiro audiovisual, com palestras e encontros inspiradores”.
Programação
Das 10h às 12h, acontecerá o workshop “Da primeira ideia à projeção: o processo de autoria de ponta a ponta”, com Guto Parente. Um estudo de caso do longa “Estranho Caminho”, de 2023, vai abordar todas as etapas do processo criativo, da ideia ao filme finalizado.
Foto: Divulgação
Das 14h às 16h, Bea Góes vai ministrar a palestra “Introdução à formatação de roteiro de forma prática”, com uma demonstração ao vivo de como se escreve um roteiro, com dicas de ferramentas gratuitas e pagas.
Foto: Divulgação
Das 16h às 17h, Keila-Sankofa trará o tema “O roteiro em uma única imagem: Sankofa, retorne e pegue” para palestra, numa reflexão sobre memória, narrativa e ancestralidade a partir dos processos criativos da artista.
Foto: Divulgação
O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no Edital nº 004/2023 – Audiovisual – por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Prefeitura de Manaus através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil União e Reconstrução.