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R$ 1,5 bilhão em 1,6 mil km: pavimentação transforma áreas rurais do Paraná

As obras desde 2019 contemplam de estradas vicinais, que garantem o escoamento da produção agrícola de comunidades rurais, até rodovias estaduais,...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
23/04/2025 às 11h40
R$ 1,5 bilhão em 1,6 mil km: pavimentação transforma áreas rurais do Paraná
Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

Distritos, cidades e regiões que antes só eram acessíveis por estradas de terra estão se transformando, com mais de 1,6 mil quilômetros de obras de pavimentação em rodovias ou vias rurais distribuídas por todo o Paraná. Desde 2019, foi mais de R$ 1,5 bilhão investidos nestas estradas, capilarizando o desenvolvimento econômico e melhorando a mobilidade de centenas de milhares de paranaenses.

As obras contemplam desde estradas vicinais, que garantem o escoamento da produção agrícola de comunidades rurais, até rodovias estaduais, que aguardaram décadas para receber pavimentação e conectar cidades por novas vias de asfalto.

As pavimentações também facilitam o acesso a serviços públicos, tornando mais ágil o trânsito de ambulâncias e viaturas policiais, e até impactando na frequência escolar de crianças e adolescentes, que não perdem mais aulas em dias de chuva por não conseguirem transporte escolar.

“A pavimentação de estradas vai além da trafegabilidade. Estradas bem estruturadas ajudam a preservar recursos naturais, como o solo e a água, fator que afeta diretamente a agricultura da região. Elas também melhoram o acesso entre regiões rurais e urbanas, facilitando o turismo e impulsionando o desenvolvimento econômico das comunidades rurais”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes.

O programa Estradas Rurais Integradas aos Princípios e Sistemas Conservacionistas, conhecido popularmente como Estradas da Integração, é responsável pela maior parte destes avanços. Por meio dele, 1.350 quilômetros já foram pavimentados em convênios com centenas de prefeituras. Ao todo o investimento realizado por meio do programa foi de R$ 521 milhões, que impactaram 100 mil famílias de distritos rurais paranaenses.

IMPACTO –As obras dão dignidade às comunidades beneficiadas, reduzindo a poeira, controlando a erosão das vias e melhorando a trafegabilidade nas estradas, que são pavimentadas com pedras irregulares, blocos sextavados ou asfalto, dependendo da necessidade local.

Além dos benefícios sociais, com famílias rurais mais integradas aos municípios, as pavimentações também têm um impacto direto na economia das pequenas cidades do Estado.

É o caso da estrada que liga a área urbana de Pinhalão, no Norte Pioneiro, ao distrito da Lavrinha, onde ficam concentradas várias propriedades rurais com lavouras de café. Com investimento de R$ 775 mil, estão sendo pavimentados 2,2 quilômetros de via com pedras irregulares, divididos em três trechos.

Uma parte da obra já foi entregue, ajudando no transporte da produção agrícola de mais de 100 famílias. “Eu passo por este trajeto umas quatro ou cinco vezes por dia. Com a estrada pavimentada, tem menos barro e menos poeira. Além disso, consigo fazer o transporte da produção de maneira mais ágil e sem desgastar tanto o carro”, afirmou o produtor Diogo Cunha Oliveira.

A melhoria na estrutura, inclusive, tem ajudado a atrair novas empresas para a cidade. Leandro Benetti trabalha em uma empresa mineira que comercializa produtos agrícolas que instalou recentemente uma filial no distrito da Lavrinha. “Com uma estrada melhor, o produto daqui da região fica mais em conta. Já é um café de qualidade, que agora tem mais competitividade”, afirmou.

Outro exemplo é a Estrada Rural Água das Abóboras, em Ibiporã, na região Norte do Estado. São 4,2 quilômetros de pavimentação, com um investimento de R$ 3,1 milhões. Além de beneficiar cerca de 110 famílias, a estrada também atende uma unidade da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, com um acesso mais ágil entre os produtores da região e a instalação para recebimentos de grãos.

“A gente tem que trabalhar todos os dias e uma estrada com pavimentação é operacional o ano inteiro, faça chuva ou faça sol. Uma obra destas tem um impacto incalculável para as nossas vidas”, disse o produtor rural Benedito Santos.

EXPANSÃO –O total de estradas vicinais pavimentadas será praticamente dobrado ao longo dos próximos meses, com o planejamento de mais 1 mil quilômetros em vias. O investimento será de cerca de R$ 2 bilhões, fazendo do Estradas da Integração a maior iniciativa de pavimentação de estradas vicinais da história do Estado.

Para esta nova fase do programa, o objetivo será beneficiar principalmente regiões com alto volume de produção de leite, suínos e frangos, aprimorando a logística entre as propriedades rurais que trabalhar com proteína animal às grandes indústrias, queijarias e frigoríficos.

Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná

A ideia é baratear os custos da cadeia de produção de carnes, ovos e leites, o que impacta em uma maior geração de empregos e renda e distribui o desenvolvimento econômico e social pelas diferentes regiões do Estado.

RODOVIAS –Além das estradas rurais, o Estado também tem asfaltado rodovias através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Nos últimos seis anos, oito estradas estaduais que eram de terra ganharam pavimentação asfáltica. Ao todo, foram 192 quilômetros.

“São obras aguardadas por décadas pelos moradores destas cidades. Estes investimentos tiram regiões do isolamento, as integram às cadeias produtivas e se tornam indutoras do desenvolvimento, com mais estrutura, agilidade e segurança”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Entre as rodovias mais importantes que receberam pavimentação está a Estrada Boiadeira, que conecta os municípios de Icaraíma e Umuarama, na região Noroeste. Esta via é essencial para o escoamento da produção agropecuária local.

A PR-239, entre Pitanga e Mato Rico, na região Central do estado, é outra obra estratégica. Com a pavimentação, comunidades historicamente isoladas ganharam nova conexão com polos regionais. Na região dos Campos Gerais, a pavimentação da PR-364 ligou São Mateus do Sul a Irati. Esta rodovia fortalece o corredor logístico que serve indústrias e produtores rurais.

Além das obras já concluídas, ainda existem 50 quilômetros de pavimentação em andamento. Entre as obras em execução está a pavimentação da PR-990, no município de Rebouças. Esta via facilitará o acesso de agricultores familiares ao mercado consumidor.

Em Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira, uma obra histórica começou neste ano. A cidade era uma das únicas do Estado a não ter nenhuma ligação asfáltica com outros municípios. Com o investimento, o município ganha uma nova perspectiva de desenvolvimento e mobilidade. O investimento do Estado na obra é de R$ 56,9 milhões para pavimentar um trecho de cerca de 12 quilômetros, atendendo mais de 5 mil pessoas que moram no município.

O DER-PR ainda tem duas licitações em andamento para pavimentação de rodovias estaduais, com investimentos previstos de mais de R$ 226 milhões. São 21 quilômetros de asfaltamento da PR-574 e PR575 entre Cafelândia, Nova Aurora e Tupãssi e 19 quilômetros da PR-239 entre Mato Rico e Roncador.

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