O Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito recebe de sexta (18) a domingo (20) o espetáculo “Odisseia de Homero, canto 4 - Helena de Esparta”. As apresentações da Cia Iliadahomero de Teatro serão na sexta e sábado, às 20 horas, e no domingo, às 19 horas, com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo.
Nesta apresentação, o público é convidado a mergulhar no universo épico de Homero, autor daquela que é considerada a primeira grande narrativa da literatura ocidental. "Odisseia" está, ao lado da "Ilíada", entre os textos fundacionais da língua grega e, por extensão, das tradições greco-latinas — funcionando, por assim dizer, como um primeiro “dicionário” poético da cultura ocidental.
Mais do que a origem das palavras, encontramos em Homero o sentido primordial do dizer: o uso vivo da linguagem em sua forma inaugural. "Ilíada" e "Odissei"a oferecem também um modelo narrativo-retórico que atravessa séculos de literatura — verdadeiros manuais do contar, do como contar e do porquê contar histórias.
Das várias traduções existentes, a Cia Iliadahomero de Teatro utiliza a realizada por Manoel Odorico Mendes, vertida diretamente do original grego, publicada em 1874.
“É uma tradução experimental, um português que nunca foi falado pelos mortais, assim como os poemas de Homero, escritos numa fusão de pelo menos quatro dialetos, uma língua dos Deuses”, afirma o diretor Octavio Camargo.
Serviço:
Datas e horários: 18, 19 e 20 de abril
Sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Local: Teatro Guaíra - Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito (Rua Amintas de Barros, 70 - Centro - Curitiba)