Partindo do tema investigações sobre arquivos, o Museu Paranaense (MUPA) lançou nesta segunda-feira (31) o V Edital de Ocupação do Espaço Vitrine. O edital é referência nacional no campo expandido de incentivo às práticas artísticas e pesquisas contemporâneas, voltado a práticas contemporâneas interdisciplinares para ocupação do espaço expositivo do museu.
Podem participar propostas nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Arquitetura e pesquisa, para projetos que estabeleçam diálogos com as disciplinas científicas da instituição – Antropologia, Arqueologia e História. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de abril, mediante o preenchimento do formulário on-line, disponível no site do Museu Paranaense .
O Espaço Vitrine, situado em um ambiente de ligação entre os edifícios do museu, funciona como uma grande janela, com sua transparência e permeabilidade com o público. Desde a primeira edição do edital, de 2020, já passaram por esse espaço trabalhos de doze artistas e coletivos vindos de diferentes regiões do País, com as mais diversas propostas de ocupação.
Neste ano, o conceito norteador do edital tem como título “Boca de arquivo”, e propõe pensar os arquivos, sejam eles históricos, pessoais, gestuais, orais, afetivos ou territoriais, como possibilidade de reelaboração dos limites éticos, históricos, políticos e sociais da formação de narrativas históricas.
De acordo com Gabriela Bettega, diretora do MUPA, o edital alcança sua quinta edição reforçando o compromisso do museu em ampliar sua atuação interdisciplinar e explorar novas conexões sobre seu papel na sociedade. "Este edital sempre representou o desejo do museu de transcender suas fronteiras tradicionais de pesquisa. Nesta edição, propomos uma reflexão sobre o papel dos arquivos, uma questão que também atravessa as materialidades e imaterialidades constitutivas do próprio museu, como espaço de preservação do passado e criação de futuro”, afirma.
Além do texto, faz parte da campanha que embasa essa edição, vídeos e fotografias produzidos em parceria com o Arquivo Público Municipal de Curitiba – que cedeu o espaço para gravação –, e com trabalhos escultóricos sonoros da artista paranaense Inara Vidal.
“Nesta edição tivemos o empréstimo de uma das Máscaras Sonoras, da artista Inara Vidal, que trouxe um dado simbólico importante para a narrativa que queríamos produzir. Além disso, a ambientação imponente do Arquivo Público Municipal, nos permitiu uma imersão labiríntica na ideia de arquivo”, descreve o diretor artístico do MUPA Richard Romanini. A produção conta ainda com a interpretação do bailarino e coreógrafo Elber Tavares.
INSCRIÇÕES– As inscrições devem ser feitas exclusivamente mediante o preenchimento do formulário on-line, disponível no site do Museu Paranaense, e estão abertas até 28 de abril. A previsão de divulgação do resultado é no dia 16 de junho de 2025.
As propostas selecionadas serão expostas a partir de julho de 2025, de acordo com o cronograma do MUPA, e receberão uma contrapartida financeira no valor de R$ 8.000,00. Podem se inscrever proponentes individuais, como artistas, curadores, colecionadores, produtores e pesquisadores, ou grupos como coletivos, instituições e galerias. Em ambos os casos, é necessário indicar um CNPJ para emissão de nota fiscal e um responsável legal pela inscrição, maior de 18 anos, brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil.
A banca examinadora, a ser divulgada depois do fechamento do edital, será integrada por cinco membros: dois da equipe do MUPA e três da sociedade civil, composta por pesquisadores e artistas. Os critérios de avaliação, discriminados no edital, passam por questões como contemporaneidade e relevância; adequação ao Espaço Vitrine; relação com as áreas de atuação do MUPA e com o conceito norteador desta edição.
Serviço:
V Edital de Ocupação do Espaço Vitrine
Inscrições abertas até 28 de abril de 2025 mediante o preenchimento do formulário online
Podem participar propostas nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Arquitetura e pesquisa, para projetos que estabeleçam diálogos com as disciplinas científicas da instituição – Antropologia, Arqueologia e História.
Confira aqui “Boca de Arquivo”, o conceito norteador do IV Edital de Ocupação do Espaço Vitrine