Saúde Saúde
Estado inicia treinamento prático com simuladores para aperfeiçoar trabalho da saúde
Centro Estadual de Simulação Realística do Paraná, instalado no Complexo Hospitalar do Trabalhador, realizou a primeira capacitação por meio de si...
27/03/2025 15h20
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) deu início nesta quinta-feira (27) às primeiras atividades de simulação realística no Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT). A capacitação, que acontece para 33 médicos, enfermeiros e outros profissionais do CHT e equipes das áreas da criança, mulher e urgências da Sesa, marca o início das ações do Centro Estadual de Simulação Realística do Paraná, criado para qualificar equipes de saúde de todo o Estado, por meio de simuladores de alta e baixa fidelidade.

São simuladores e manequins em tamanho real importados. Os de alta fidelidade são dotados de componentes eletrônicos, com simulação programada por software que permitem a reprodução fidedigna de situações clínicas, enquanto os simuladores de baixa fidelidade são manuseados pelo próprio instrutor e eficazes no aprendizado prático.

A iniciativa busca aprimorar conhecimentos técnicos, habilidades práticas e atitudes éticas, garantindo atendimento mais eficaz e humanizado à população. Após receber o treinamento, esses profissionais serão multiplicadores das habilidades e técnicas na utilização dos simuladores por outros profissionais do SUS.

O Centro Estadual de Simulação Realística possibilita a expansão da educação permanente em saúde para todas as Linhas de Cuidado da Sesa. Com investimento de cerca de R$ 5 milhões, o Governo do Estado adquiriu 171 unidades de simuladores com foco em obstetrícia, pediatria, urgência e emergência, e práticas assistenciais gerais, que estão distribuídos em cinco salas de simulação realística.

Continua após a publicidade

Entre os equipamentos adquiridos estão simuladores de paciente real adulto de alta fidelidade interativo, com respiração espontânea, monitoramento multiparamétrico e módulos de trauma; simuladores específicos para parto, pediatria, neonatologia e urgência; simulador de pelve feminina para parto; braços para punção venosa; e manequins para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e intubações adultas, pediátricas e neonatais.

"Este Centro Estadual de Simulação Realística é fundamental para a capacitação de muitos profissionais de saúde em diversas áreas da prestação de serviços médicos, de enfermagem, entre outros. Com isso, teremos condições de aumentar a qualidade do atendimento prestado aos paranaenses. Montamos toda a estrutura no Hospital do Trabalhador, que hoje é um hospital-escola, servindo de referência para muitas universidades. Agora, é colocar para funcionar e capacitar, semana a semana, diversos profissionais", destacou o secretário da Saúde, Beto Preto.

Ele possibilita a expansão da educação permanente em saúde para todas as Linhas de Cuidado da Sesa, especialmente a de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Atenção Materno Infantil e Urgência e Emergência.

De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, a iniciativa fortalece a qualificação contínua das equipes de saúde do Estado, pois alia conhecimento, habilidades e competências dos profissionais às práticas clínicas necessárias para uma assistência cada vez mais qualificada e segura para a população.

"Estamos proporcionando um ambiente de treinamento altamente tecnológico e acessível aos profissionais do SUS, garantindo que médicos, enfermeiros e demais trabalhadores da saúde estejam sempre preparados para atender a população com excelência. Este primeiro curso é essencial para a qualificação da equipe, permitindo que nossos profissionais dominem as ferramentas disponíveis e possam replicar esse conhecimento”, explicou.

O diretor-superintendente do Complexo Hospitalar do Trabalhador, Guilherme Graziani, reforçou o impacto do Centro de Simulação. "É um projeto inovador que permitirá a capacitação contínua dos profissionais que atuam no SUS, especialmente na área materno-infantil e na urgência e emergência. Isso representa um avanço significativo na formação dos profissionais, fortalecendo suas técnicas e proporcionando um atendimento mais seguro e eficiente à população”, disse.

EQUIPES DE OUTROS ÓRGÃOS – O espaço poderá ser utilizado, também, para capacitação de profissionais e equipes ligados a outras secretarias do Governo, como Forças de Segurança e Defesa Civil, além de ações conjuntas entre outras instituições. A coordenação do projeto é de responsabilidade da Sesa em parceria com o CHT e a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP).