Saúde Alexandre Padilha
Ministro Alexandre Padilha visitará o Paraná na próxima semana para anunciar novos investimentos em saúde
Padilha também aproveitou o contato com as lideranças paranaenses para lembrar que, até o dia 31 de março também, está aberto o prazo para que as prefeituras de todo o país submetam projetos à seleção do PAC
26/03/2025 12h35
Por: Redação Fonte: Tribuna do Interior
Reprodução

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitará o Paraná na próxima segunda-feira (31), quando participará do anúncio de investimentos do governo federal e da Itaipu Binacional em energia solar, que visam garantir a sustentabilidade dos hospitais filantrópicos e santas casas do estado, integrantes da Femipa – Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná.

A informação foi confirmada pelo próprio ministro, Padilha ao deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) e mais 120 prefeitos(as), vereadores(as) e secretários(as) municipais paranaenses que participaram, nesta terça-feira (25), em Brasília, do Encontro de Lideranças Municipalistas do Paraná, promovido por Zeca na Câmara dos Deputados.

O anúncio dos investimentos nas santas casas e hospitais filantrópicos paranaenses acontecerá no Teatro Marista de Londrina, às 14h, na região Norte do estado. A programação deve envolver ainda compromissos nas cidades de Maringá e de Ponta Grossa. “A ação da Itaipu, Femipa e Ministério da Saúde traz mais investimentos para a estruturação dos hospitais e mais saúde para o povo do Paraná. Ao economizar na conta de energia elétrica e reduzir os custos de manutenção, os hospitais ganham um fôlego financeiro para dedicar ainda mais atenção e cuidados à sua razão de ser: salvar vidas!”, disse Zeca Dirceu.

Padilha também aproveitou o contato com as lideranças paranaenses para lembrar que, até o dia 31 de março também, está aberto o prazo para que as prefeituras de todo o país submetam projetos à seleção do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento –, voltada para a aquisição de ambulâncias do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Emergência –, tanto de renovação da frota, quanto de expansão dos serviços; de unidades básicas de saúde (UBS), policlínicas, de centros de atendimento psicossocial (CAPS) e unidades móveis de saúde bucal (odontomóvel). Ainda ressaltou a vigência de novo edital do programa Mais Médicos, destinado à contratação de mais de 2.279 profissionais e para a efetivação de ações que visam reduzir o tempo de espera por consultas, cirurgias, exames e procedimentos especializados no SUS (Sistema Único de Saúde).

Continua após a publicidade

O governo do Presidente Lula vem investindo muito na área da saúde, retomando a consolidação do SAMU,
os investimentos para a produção de medicamentos, tecnologia da saúde e para as parcerias com hospitais
filantrópicos”, disse o ministro Padilha. “Aliás, estamos esperando o Presidente Lula voltar do Japão, onde foi abrir mais mercados e promover ações para gerar renda aqui no nosso país, para a gente apresentar a ele o redesenho que nós vamos fazer em favor da redução do tempo de espera por atendimento especializado”, anunciou Padilha. “Nós queremos enterrar de vez a chamada Tabela SUS, pois ela não resolve os problemas desses acessos, e construir um novo modelo em que a gente possa remunerar mais quem atende no tempo correto”, disse o ministro.

“Depois de segunda-feira, agora, quero voltar mais vezes ao Paraná”, falou Alexandre Padilha. “O Ministério da Saúde, Zeca, está sempre de portas abertas para você e os municípios do Paraná; Tem muita coisa boa para a gente construir com todos vocês”, concluiu.