Cidades CIS-COMCAM
Denúncia ao Ministério Público relata desvio milionário no Cis-Comcam
Diante da gravidade da situação, a diretoria do consórcio deve convocar uma assembleia para expor os detalhes do caso aos prefeitos dos 25 municípios que integram o consórcio
26/03/2025 12h30
Por: Redação Fonte: Boca Santa
Reprodução

O blog de notícias políticas da região, Boca Santa, do renomado jornalista Sid Sauer, trouxe nessa manhã uma notícia sobre desvio de recursos no CIS-COMCAM. Segundo relatado, a atual diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (CIS-COMCAM) encaminhou ao Ministério Público uma denúncia de desvio de recursos dentro da entidade. Internamente, o caso é tratado como "gravíssimo", com indícios de que cerca de R$ 1,4 milhão teriam sido desviados.
Diante da gravidade da situação, a diretoria do consórcio deve convocar uma assembleia para expor os detalhes do caso aos prefeitos dos 25 municípios que integram o consórcio. Além do suposto desvio, foi constatada a existência de uma dívida de aproximadamente R$ 4 milhões. Para esclarecer os fatos e apurar responsabilidades, a realização de uma auditoria será proposta.
O CIS-COMCAM foi presidido no biênio 2023/2024 por Rafael Brito do Prado, conhecido como Rafael Bolacha, ex-prefeito de Moreira Sales, que havia sido reeleito por unanimidade para o cargo. A atual diretoria (biênio 2025/2026), tem na presidência o prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício.
Criado em 27 de outubro de 1992, o CIS-COMCAM presta atendimento a mais de 300 mil habitantes da região, oferecendo especialidades como oftalmologia, cardiologia, neuropediatria, ortopedia, traumatologia e cirurgia geral. O consórcio também conta com serviços próprios de ultrassonografia, eletroencefalograma, laboratório e eletrocardiograma, além de terceirizar exames e procedimentos em 26 especialidades.
Fazem parte do CIS-COMCAM os municípios de Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança. Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre D'Oeste, Roncador, Terra Boa e Ubiratã.