Esportes Esportes
Reconhecimento Facial começa a ser implementado na Arena Castelão e é elogiado por torcedores: “Rápido e traz segurança”
Medida teve início, neste sábado (15), em três setores do estádio “Me sinto bem mais segura. Foi uma experiência bem bacana”, relatou a torcedora V...
15/03/2025 18h50
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Medida teve início, neste sábado (15), em três setores do estádio

Foto: Reprodução/Secom Ceará

“Me sinto bem mais segura. Foi uma experiência bem bacana”, relatou a torcedora Verônica Carvalho, que veio ao Clássico-Rei, neste sábado (15), acompanhada da família. A partida marcou o início da implementação do reconhecimento facial na Arena Castelão a partir de três setores: premium, especial e camarotes. Progressivamente, o equipamento irá englobar toda a praça desportiva até o dia 29 deste mês.

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Secom Ceará

O torcedor Francisco Pereira também aprovou a novidade. Para o tricolor, que frequenta o Castelão desde a sua inauguração, o reconhecimento facial será benéfico para todos aqueles que venham ao estádio. “Essa é uma medida que considero providencial. Vai melhorar nosso acesso e também trazer segurança. Não tenho dúvidas que será algo importantíssimo das pequenas partidas até os grandes confrontos”, disse.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Secretaria do Esporte divulgou, nesta semana,o cronograma para a implementação do reconhecimento facial em todo o estádio. De acordo com o titular da pasta, Rogério Pinheiro, a novidade irá coibir, entre outras práticas, o cambismo. “Essa é uma ferramenta que vai trazer segurança para o torcedor e também por meio dela iremos conseguir evitar o cambismo, o comércio paralelo de ingressos. Parabéns ao governador Elmano de Freitas por apoiar essa iniciativa. Até o dia 29 de março, abertura do Campeonato Brasileiro, estaremos com 100% do reconhecimento facial implementado em todo o estádio”, comentou.

O cadastramento deve ser realizado pelo link: https://arenacastelao.info/biometria-facial/.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Mais segurança

Com o reconhecimento facial, também entra em vigor na Arena Castelão dois sistemas de câmeras interligados sob o comando do Centro de Controle de Operações (CCO) do estádio. Abel Jacaúna, coordenador de operações da arena, detalhou o funcionamento. “Antes existiam cerca de 240 câmeras entre esplanada, estrutura interna e praça esportiva do Castelão. Agora o estádio possui aproximadamente 400 câmeras. Os sistemas atuam desde a entrada, nas catracas, até o interior do estádio”, conta.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

De forma complementar, Jacaúna explica que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) também irá atuar com o auxílio dos novos sistemas. “A SSPDS envia o seu banco de dados e ele passa a ser integrado a nosso sistema. Com isso, caso alguém tente ingressar ao estádio com algum mandado em aberto, o indivíduo será detido de imediato”, salientou.

Neste sábado, o governador Elmano de Freitas e a vice-governadora Jade Romero publicaram vídeo nas redes sociais reforçando a importância do cadastramento facial para a segurança dos torcedores. “Futebol é lugar de paz, alegria e diversão”, disse o governador Elmano.

Foto: Reprodução/Secom Ceará