A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta pais e responsáveis sobre os principais cuidados que devem ser adotados com as crianças durante o período do Carnaval. Com o aumento da circulação de pessoas, especialmente no Litoral, é necessário redobrar a atenção para mantê-las em segurança.
Durante os festejos de Carnaval, uma das primeiras medidas a serem adotadas é o uso da pulseirinha de identificação contendo o nome e o telefone de contato dos responsáveis. A pulseirinha pode ser retirada gratuitamente nas delegacias da PCPR, na Delegacia Móvel ou com as demais forças de segurança.
A delegada Patrícia Nobre Paz, do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), orienta também que os pais devem redobrar a atenção em locais com grande aglomeração de pessoas. A dica é manter as crianças e adolescentes sob seu campo de visão todo o tempo.
“Em locais com muita gente, nunca perca seu filho de vista. Defina um ponto de encontro caso vocês se separem. E se, por algum motivo, ele se perder, procure imediatamente a polícia ou um posto de segurança, como as delegacias da PCPR”, afirma.
Carnaval sem assédio: saiba como denunciar importunações durante a folia
Não é necessário aguardar 24 horas caso se perceba que a criança ou o adolescente tenha sumido. A partir do momento que o menor não foi localizado, os pais devem procurar a delegacia mais próxima para registrar o boletim de ocorrência. Esse registro é o ponto de partida para as buscas.
Outro cuidado importante é com o uso de transportes por aplicativo. Os pais nunca devem permitir que a criança se desloque sozinha ou com desconhecidos. Também é essencial orientar sobre o perigo de dar confiança a estranhos e ter atenção redobrada aos conteúdos consumidos na internet.
Para quem encontrar alguma criança perdida nas aglomerações do Carnaval, a orientação é acalmá-la e informar imediatamente a autoridade policial mais próxima para que ela possa ser devolvida à família.
“Além disso, máxima vigilância para prevenir abusos e exploração de menores. Se perceber algo suspeito, não hesite em denunciar às forças policiais. O Carnaval é para se divertir, mas com segurança e responsabilidade. Fique atento e proteja nossas crianças e adolescentes”, afirma a delegada.
Com helicópteros e drones, Segurança alinha estratégias para o Carnaval no Litoral
DENÚNCIAS – Quem tomar conhecimento da prática de algum crime contra criança ou adolescente deve denunciar. A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em casos de violência contra crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181 do Disque Denúncia.
Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.