A série “Mulheres contra a Ditadura”, publicada no jornal Cândido de 27 de março a 19 de dezembro de 2024, está sendo lançada em uma edição única, reunindo todos os conteúdos inéditos publicados ao longo dos 10 meses. A ideia é trazer mais visibilidade à trajetória de mulheres que lutaram contra o regime militar no Brasil.
As páginas do Cândido que passa a circular neste mês relembram essas histórias por meio de entrevistas com Elisabeth Fortes, Amelinha Teles, Rosane Vianna e Sueli Bellato; um relato sobre Teresa Urban, feito por seu filho, e um de Noemi Osna, por ela mesma; perfis de Sônia Lafoz e Elza de Oliveira Filha; uma reportagem sobre Cassandra Rios – autora mais censurada pelo regime – e o depoimento de Almira Maciel.
Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná, reforça a importância de trazer conteúdos que possibilitem novas leituras e perspectivas. "Um jornal literário deve servir como espaço de reflexão e debate sobre temas de relevância. Ao destacar vozes diversas, de modo democrático, a publicação contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e plural. O Cândido, sem dúvida, exemplifica essa missão”, afirma.
A editora do jornal Cândido, Marianna Camargo, conta sobre a idealização da série. "O especial foi pensado com o objetivo de marcar os 60 anos da instauração do regime autoritário no Brasil e se propôs a resgatar as perspectivas femininas de resistência. Traz questões que o jornal considera importantes para a construção da cidadania brasileira e fortalecimento da história do país, como o resgate da memória, a consciência inequívoca dos fatos e o registro testemunhal necessário", explica.
O compilado especial “Mulheres contra a Ditadura” cumpre o papel de registro jornalístico sobre um episódio importante na história do País, com a participação de uma equipe de profissionais que se dedicou à proposta, realizando um trabalho fundamental de escuta e escrita, que confere a essas pessoas um protagonismo justo. Acesse o conteúdo completo AQUI .
Serviço:
Jornal Cândido - Edição especial “Mulheres contra a Ditadura”
Edição única de fevereiro 2025
Redes sociais: @candidobpp e @bibliotecapr