As pessoas idosas participantes do Programa 60+, desenvolvido pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e pela Secretaria da Saúde (Sesapi), estão celebrando o Carnaval com muita animação! Bloquinhos carnavalescos estão sendo realizados nos núcleos Morada do Sol, Santa Maria, Parque Piauí, Mocambinho e São Pedro, onde ocorrem as atividades físicas dos idosos inscritos no programa.
O pontapé da folia foi realizado, na manhã dessa segunda-feira (24), na Praça Balduíno Barbosa de Deus, no Morada do Sol. Já no turno da tarde, a folia foi no bairro Santa Maria, na Praça do Monte Alegre. Nesta terça-feira (25), a festa ocorreu no Parque Piauí, na quadra do Centro Social Urbano (CSU). E na quarta-feira será no Mocambinho, na quadra da Paróquia Santa Joana Darc, pela manhã, e no turno da tarde, no bairro São Pedro, quadra da Paróquia de São Pedro.
“Estou muito feliz comemorando o Carnaval do 60+. Aqui, buscamos saúde para o corpo, a mente e a alma. Fazemos questão de celebrar todas as datas importantes”, afirma Conceição Damasceno, 65 anos, participante do programa no bairro Morada do Sol.
Para a senhora Denise da Silva, o 60+ salvou o seu casamento. “Meu marido vivia no fundo de uma rede, com depressão. Hoje, estamos aqui brincando, pulando em uma festa de Carnaval. É muita felicidade, o que estamos vivendo nesse programa”, disse ela, que foi eleita a rainha do carnaval 60+.
Já, Ednaldo Lira Lima é rei do Carnaval e Maria dos Remédios de Oliveira foi eleita a princesa do 60+ Núcleo Parque Piauí. “Eu não conseguia levantar minha perna, agora não sei para onde foram as doenças”, disse Ednaldo.
A programação inclui desfiles, brincadeiras, comemoração dos aniversariantes do mês e sorteio de brindes, tudo em meio a confetes, serpentinas e trajes coloridos ao som de frevo, samba e marchinhas. A ação faz parte das atividades socioculturais do Programa 60+.
Presente em cinco bairros da capital, o programa tem como objetivo oferecer saúde e bem-estar à população idosa. “Queremos fortalecer a autoestima dessa população e nada melhor do que celebrar com os tradicionais bailinhos de Carnaval, uma festa tão marcante para o nosso país”, destaca a superintendente da Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, Gilvana Gayoso.