Fotos: Kaylane Maria/Seas
O Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Professora Teonízia Lobo, localizado no bairro Mutirão, zona norte de Manaus, promoveu na manhã desta quinta-feira (20/02) um baile de Carnaval voltado aos frequentadores e a comunidade, proporcionando momentos de descontração, com muita folia e samba no pé. Além de concurso de máscara, houve desfile de fantasia e escolha da rainha de Carnaval.
A programação foi direcionada à família, em sua maioria pessoas em situação de vulnerabilidade social, contando com a participação de crianças, adultos e idosos, que além de desfrutarem da festa cultural, tiveram lanche proporcionado pela equipe técnica do projeto Mais Vida, da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), que administra o espaço.
Para Jubia Maria Cavalcanti da Silva, 60 anos, vencedora do desfile de fantasia e a rainha da festa, momentos como esse são importantes para a convivência em comunidade. “Além de descarregar as nossas ansiedades e tristezas do cotidiano, nos sentimos amados, porque somos bem tratados pela equipe técnica do Teonizia Lobo, que sempre nos proporciona momentos de lazer como esse”, disse.
Fotos: Kaylane Maria/Seas
Há quatro anos frequentando o centro de convivência, Jubia participa das aulas de funcional e dança oferecidos no local, que funciona de segunda a sexta-feira, propiciando às famílias do bairro e entorno serviços para todas as idades, oferecendo ainda atendimento que vão do psicossocial, aos grupos de convivência, passando pelas atividades esportivas, culturais, lazer etc.
O aposentado João Freitas dos Santos, 61 anos, que chegou ao centro há mais de quatro anos, com fortes dores na coluna, hoje melhorou sua qualidade de vida e disse que gostou muito de fazer parte da folia carnavalesca.
Fotos: Kaylane Maria/Seas
“Iniciei fazendo sessões de fisioterapia, que me ajudaram a aliviar as dores, e hoje faço pilates, ritmos e funcional, o que me capacita a participar desse baile de Carnaval excelente”, assinala.
Fortalecer vínculos
De acordo com a coordenadora dos sete Centros de Convivência localizados na capital amazonense, Rita Abecassis, disse que os festejos carnavalescos proporcionam bem-estar e fortalecimento de vínculos com a população.
“O baile é importante porque faz parte do nosso fortalecimento com a comunidade que ganha momentos de descontração e lazer”, disse a coordenadora, ressaltando que o centro proporciona qualidade na saúde, por meio da fisioterapia, e qualidade de vida por conta das atividades físicas oferecidas. “Essa programação especial de Carnaval está sendo oferecida em todos os centros de convivência, que estão seguindo a mesma sequência”, completa.