Um policial militar do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) conquistou o segundo lugar da 38ª edição do Rally PioCeará de ciclismo. O torneio, que abre a temporada nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), ocorreu entre os dias 27 e 31 de janeiro e o percurso exige estratégia e persistência dos competidores, que percorrem 375 km de estradas de terra, piçarra e trechos de pedra.
O Rally Piocera é realizado todos os anos e possui quatro etapas, as duas primeiras etapas no Piauí e as etapas finais em território cearense. O primeiro trecho vai da cidade de Campo Maior (PI) até Piripiri, com 92 km percorridos pelos competidores em duas rodas. O trecho seguinte é entre Piripiri e Pedro II (PI), mais 91 km e já chegando na fronteira com o estado do Ceará.
Já em terras alencarinas, os ciclistas percorrem um trecho de 80 km, o mais veloz da prova, que separa os municípios de Pedra Branca (CE) e Quixeramobim (CE). Por fim, a etapa mais longa é a última, com 122 km, entre as cidades de Baturité (CE) e Beberibe (CE). “Todas as etapas foram muito duras, cada qual com suas particularidades, mas a segunda etapa foi muito dura, devido a bastante altimetria, foram quase dois mil metros de subida”, revela o sargento Daniel Coelho.
“A disciplina e o condicionamento físico, que são necessárias para o esporte de alto rendimento, também são muito importantes e benéficas para as atividades diárias do policial militar”, observa. “Essa é a minha terceira participação no Rally PioCeará. Não pude participar no ano passado devido uma cirurgia a que fui submetido no começo do ano, mas toda competição é sempre um novo desafio, nunca é a mesma coisa”.
O próximo passo, ainda segundo o sargento da PMCE, é a participação nos campeonatos cearense e brasileiro de mountain bike (MTB). O policial militar já participa de ambas competições há três anos.
Na categoria dupla mista, outro policial do CPRaio conquistou mais uma medalha, a de bronze. Ao lado de Gabrielle da Rocha, o sargento Rafael do Santos subiu ao pódio pelo Garrote Radical Team. Uma das regras da competição obriga a dupla a não ficar a mais de um minuto de distância do outro, senão ambos serão desclassificados, o que induz ao trabalho em equipe. A competição em duplas, entretanto, não pontua para o campeonato nacional.