Os torcedores cearenses retornam à Arena Castelão, maior equipamento esportivo do Governo do Ceará, para o primeiro jogo da temporada 2025, neste sábado (8), com o clássico entre Fortaleza x Ceará, às 16h30, pela 5ª rodada do Campeonato Cearense.
“O primeiro jogo deste ano é bastante esperado. Estamos finalizando os últimos detalhes da Arena Castelão para receber os torcedores e times com excelência”, disse o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.
O equipamento recebeu manutenção na pinturas dos quiosques, vestiários, camarotes e Premium, além da reforma da cozinha do subsolo, troca dos bancos de reservas, lavagem das arquibancadas.
No gramado foram feitas atividades de cortes verticais, helicoidais e rotativos, assim como a descompactação, aeração, nivelamento com areia tratada, aplicações para controle fitossanitário, limpeza e acabamento das traves.
Nesta temporada de jogos de 2025, a Arena Castelão deve receber 52 jogos pelas seguintes competições: Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Cearense.
Em mais uma ação de investimento em segurança pública, o Governo do Ceará anunciou, a implementação da ferramenta de reconhecimento facial na Arena Castelão, a partir do dia 15 de março, data marcada para a primeira final do Campeonato Cearense de Futebol 2025. A medida tem base na Lei Geral do Esporte, que entrou em vigor em 2023, onde a biometria facial será obrigatória em todas as arenas esportivas do país com mais de 20 mil lugares.
O processo está sendo conduzido em uma parceria entre Secretária de Esportes (Sesporte) e Empresa de Tecnologia do Estado do Ceará (Etice). Para otimizar recursos, a Arena Castelão aproveitará toda a infraestrutura da Copa do Mundo de 2014, utilizando as 246 câmeras e 144 catracas existentes. Os equipamentos serão adaptados e implementados para receber a tecnologia de biometria facial.
Mais acessibilidade para os cearenses. O Governo do Estado anunciou, também, o lançamento da linha para o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), ligando o Aeroporto Internacional de Fortaleza à Arena Castelão. A obra, que deve ter seu edital lançado em breve, tem prazo de execução de 24 meses e permitirá a população realizar o trajeto em 12 minutos. Com a expansão da estrutura do Metrô de Fortaleza, será construído um trecho de 5,1km com a inclusão de duas novas estações: Estação Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) e Estação Castelão. A previsão de investimento é de R$ 181 milhões.