Shows sertanejos, novos livros, bonecos no Guaíra e oficinas embalam a agenda cultural
A agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva para todas as idades, com destaque para espetáculos, literatura e artes vi...
07/02/2025 10h21
Por: RedaçãoFonte: Secom Paraná
A agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva para todas as idades, com destaque para espetáculos, literatura e artes visuais. Os eventos ocorrem nos espaços administrados pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná.
Até domingo (09), o Festival Espetacular de Bonecos traz diversas atrações para todas as idades, com apresentações em todos os espaços do Teatro Guaíra. Além disso, o Teatro José Maria também recebe uma peça em homenagem a Cleon Jacques.
Na Biblioteca Pública do Paraná, o público haverá lançamentos de livros, recitais e sessões de cinema inclusivas. Na quinta-feira (13), o MIS-PR oferece uma visita guiada noturna sobre rádios e televisores, seguida de uma visita à mostra multissensorial “Desver”. Já o Museu Casa Alfredo Andersen e o Museu Paranaense convidam os visitantes a explorar as exposições de longa duração que estão em cartaz.
E os shows do Litoral não param. O final de semana tem muito sertanejo com João Bosco & Vinícius, Felipe Araújo, Zezé Di Camargo e Luciano e Michel Teló.
Em alta com os veranistas do Litoral do Paraná, o sertanejo terá mais um fim de semana de gala dentro do Verão Maior Paraná 2024/2025. Com a renomada dupla Zezé Di Camargo e Luciano e o ritmo contagiante do paranaense Michel Teló como atrações principais, o gênero vai tomar conta dos palcos de Matinhos e Pontal do Paraná entre a próxima sexta-feira (7) e domingo (9). Em três dias, serão seis artistas e diferentes vertentes do sertanejo para curtir.
Sexta-feira, 7 de fevereiro
Matinhos – 21h: João Bosco & Vinícius
Pontal do Paraná – 21h: Felipe Araújo
Sábado, 8 de fevereiro
Matinhos – 22h: Zezé Di Camargo e Luciano
Pontal do Paraná – 22h: Cezar e Paulinho e Thiago Carvalho
Jornal Cândido– A edição 158 do periódico on-line já está disponível para acesso e download. O conteúdo da vez relaciona literatura e música, tendo como fio condutor o escritor colombiano Andrés Caicedo (1951-1977), que publicou "¡Que viva la música!”, em reportagem assinada por Fernanda Maldonado. Na retranca, uma prateleira com títulos relacionados ao assunto da capa.
Na sessão Entrevista, Rodrigo Garcia Lopes conversa com o jornalista, músico e escritor londrinense Bernardo Pellegrini. O também músico e escritor carioca Rogerio Skylab publica um conto em sua estreia na ficção, com o recém-lançado “Homem-urubu” (Madame Psicose e Kotter Editorial). Seguindo com a pauta literária e musical, uma tradução de Melissa Luz para a letra de Lou Reed (Velvet Underground), “O Presente”.
O jornal oferece outros conteúdos inéditos, como uma crônica de Pedro Guerra, poema de Ronaldo Cagiano, um ensaio fotográfico de Malu Cordeiro, além da arte da capa por Iuri De Sá. Acesse em bpp.pr.gov.br/Candido
"O Livro do Macabro" | Lançamento de livro
Lançamento, sessão de autógrafos e bate-papo com o autor David Ehrlich.
10 de fevereiro (segunda-feira)
Horário: 17h às 19h30
Local: Hall Térreo
Recital de piano
Recital comentado de piano, realizado por Iza Sakassegawa Sperandio, bacharelanda em piano na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).
11 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 17h às 18h
Local: Auditório
"Travessias femininas" | Lançamento de livro
Lançamento, sessão de autógrafos e bate-papo com as 13 autoras do coletivo.
12 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 17h às 19h30
Local: Hall Térreo
Seção Braille
Cine Inclusivo
Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual