Cultura Cultura
Shows sertanejos, novos livros, bonecos no Guaíra e oficinas embalam a agenda cultural
A agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva para todas as idades, com destaque para espetáculos, literatura e artes vi...
07/02/2025 10h21
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva para todas as idades, com destaque para espetáculos, literatura e artes visuais. Os eventos ocorrem nos espaços administrados pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná.

Até domingo (09), o Festival Espetacular de Bonecos traz diversas atrações para todas as idades, com apresentações em todos os espaços do Teatro Guaíra. Além disso, o Teatro José Maria também recebe uma peça em homenagem a Cleon Jacques.

Na Biblioteca Pública do Paraná, o público haverá lançamentos de livros, recitais e sessões de cinema inclusivas. Na quinta-feira (13), o MIS-PR oferece uma visita guiada noturna sobre rádios e televisores, seguida de uma visita à mostra multissensorial “Desver”. Já o Museu Casa Alfredo Andersen e o Museu Paranaense convidam os visitantes a explorar as exposições de longa duração que estão em cartaz.

E os shows do Litoral não param. O final de semana tem muito sertanejo com João Bosco & Vinícius, Felipe Araújo, Zezé Di Camargo e Luciano e Michel Teló.

Continua após a publicidade

Confira a programação completa:

Shows do Verão Maior Paraná

Em alta com os veranistas do Litoral do Paraná, o sertanejo terá mais um fim de semana de gala dentro do Verão Maior Paraná 2024/2025. Com a renomada dupla Zezé Di Camargo e Luciano e o ritmo contagiante do paranaense Michel Teló como atrações principais, o gênero vai tomar conta dos palcos de Matinhos e Pontal do Paraná entre a próxima sexta-feira (7) e domingo (9). Em três dias, serão seis artistas e diferentes vertentes do sertanejo para curtir.

Sexta-feira, 7 de fevereiro

Matinhos – 21h: João Bosco & Vinícius

Pontal do Paraná – 21h: Felipe Araújo

Sábado, 8 de fevereiro

Matinhos – 22h: Zezé Di Camargo e Luciano

Pontal do Paraná – 22h: Cezar e Paulinho e Thiago Carvalho

Domingo, 9 de fevereiro

Matinhos – 17h: Michel Teló

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Jornal Cândido– A edição 158 do periódico on-line já está disponível para acesso e download. O conteúdo da vez relaciona literatura e música, tendo como fio condutor o escritor colombiano Andrés Caicedo (1951-1977), que publicou "¡Que viva la música!”, em reportagem assinada por Fernanda Maldonado. Na retranca, uma prateleira com títulos relacionados ao assunto da capa.

Na sessão Entrevista, Rodrigo Garcia Lopes conversa com o jornalista, músico e escritor londrinense Bernardo Pellegrini. O também músico e escritor carioca Rogerio Skylab publica um conto em sua estreia na ficção, com o recém-lançado “Homem-urubu” (Madame Psicose e Kotter Editorial). Seguindo com a pauta literária e musical, uma tradução de Melissa Luz para a letra de Lou Reed (Velvet Underground), “O Presente”.

O jornal oferece outros conteúdos inéditos, como uma crônica de Pedro Guerra, poema de Ronaldo Cagiano, um ensaio fotográfico de Malu Cordeiro, além da arte da capa por Iuri De Sá. Acesse em bpp.pr.gov.br/Candido

"O Livro do Macabro" | Lançamento de livro

Lançamento, sessão de autógrafos e bate-papo com o autor David Ehrlich.

10 de fevereiro (segunda-feira)

Horário: 17h às 19h30

Local: Hall Térreo

Recital de piano

Recital comentado de piano, realizado por Iza Sakassegawa Sperandio, bacharelanda em piano na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).

11 de fevereiro (terça-feira)

Horário: 17h às 18h

Local: Auditório

"Travessias femininas" | Lançamento de livro

Lançamento, sessão de autógrafos e bate-papo com as 13 autoras do coletivo.

12 de fevereiro (quarta-feira)

Horário: 17h às 19h30

Local: Hall Térreo

Seção Braille

Cine Inclusivo

Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual

Títulos disponíveis:

"Enciclopédia" | Classificação: Livre | Duração: 14 minutos

"O Filho do Vizinho" | Classificação: Livre | Duração: 7 minutos

"Cores e Botas" | Classificação: Livre | Duração: 16 minutos

"A Fábula da Corrupção" | Classificação: Livre | Duração: 8 minutos

"Fábula das Três Avós" | Classificação: Livre | Duração| 17 minutos

"O Boxeador" | Classificação: Livre | Duração: 11 minutos

"Menina da Chuva" | Classificação: Livre | Duração: 6 minutos

"Remoto Controle Remoto" | Classificação: Livre | Duração: 2 minutos

De 5 a 28 de fevereiro

Horário: 8h30 às 18h, de segunda a sexta-feira

Local: Seção Braille

Agendamento pelo telefone: (41) 3221-4985

Seção Infantil

Oficina de RPGzin

Mesas únicas para uma aventura completa de RPG, com limite de 10 crianças, acima de 6 anos.

8 de fevereiro (sábado)

Horário: 10h às 12h

Local: Seção Infantil

Sábado Lúdico

Encontro de RPG e board games para iniciantes de 6 a 12 anos.

8 e 22 de fevereiro (sábado)

Horário: 10h às 12h

Local: Gibiteca/Multimeios

Foto: Reprodução/Secom Paraná
Zezé di Camargo e Luciano voltam a se apresentar no Verão Maior Paraná. Foto: Geraldo Bubniak/AEN


Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Exposição Permanente– Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa exposição contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao Museu Casa. Entrada gratuita.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

"Desver" – "Desver" é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza "glitch art", "vídeo painting" e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.

Exposição em Antonina– O Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) montou na Estação Ferroviária de Antonina uma exposição que celebra a história e cultura do município litorâneo por meio de acervo audiovisual do próprio museu. A mostra apresenta uma seleção de imagens do fotógrafo Jesus Santoro (1994-2003) e objetos tridimensionais do acervo do museu, com equipamentos históricos que ilustram a evolução das tecnologias de imagem e som. A entrada é gratuita e o local funciona de segunda a segunda, das 9h às 18h.

Visita Guiada– Na sexta (07), das 14h às 16h, ocorre a visita guiada aberta ao público no MIS-PR. A mediação será guiada, com o Setor Educativo do museu, e inicia com explicação sobre a exposição “Sinestesia dos Objetos” que tem vitrolas, câmeras, rádios e televisores. Depois, o público será guiado até a mostra multissensorial “Desver”, dos artistas Ivana Cassuli e Marcelo Eggers. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas direto na recepção até 30 minutos antes do evento.

Visita Guiada Noturna– A mediação retorna já na quinta (13), mas desta vez será à noite, das 19h às 21h. O passeio educativo vai analisar os objetos tridimensionais como vitrolas, câmeras, rádios e televisores. Depois, o público será guiado até a mostra multissensorial “Desver”, dos artistas Ivana Cassuli e Marcelo Eggers. As inscrições são gratuitas e são feitas por meio deste formulário .

Museu Paranaense (MUPA)

Mostra “O corpo ali onde não está”– Fica em cartaz até março a exposição “O corpo ali onde não está” de Miro Spinelli. Nesta obra, o artista apresenta uma instalação em larga escala baseada no processo da cura do sabão, utilizando aproximadamente 300 litros de óleo de fritura de reúso.

Mostra “Ante Ecos e Ocos”– Uma exposição de longa duração que apresenta a cultura afro-brasileira no Paraná a partir de objetos que integram o acervo do Museu Paranaense. A exposição é um projeto de curadoria compartilhada, formada por um grupo interdisciplinar de pesquisadores e artistas que identificaram diálogos possíveis entre interesses acadêmico, museal, artístico e representativo dos afro-paranaenses.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Mediação | Afinidades III – Cochicho– Na quarta-feira (12), às 15h, na Sala 7, o MON promove uma conversa com a equipe do museu sobre a exposição que une pinturas de paisagem do artista Luiz Zerbini e de grandes nomes da arte paranaense. Atividade gratuita e livre para todos os públicos. Para participar, basta comparecer ao local no horário programado. Atividade sujeita à lotação. Para saber mais, acesse o site do museu ( AQUI ).

Centro Cultural Teatro Guaíra

"Memórias d’Omar"– No pátio em frente ao Teatro Guaíra acontece, nesta sexta-feira (07), a apresentação do espetáculo "Memórias d’Omar", às 13h30, com entrada gratuita. A montagem da Cia. PlastikOnírica, da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, conta a história de Omar, um velho pescador que navega por suas memórias em uma curiosa embarcação que também é uma banca de histórias. "Memórias d’Omar" convida o público a embarcar em uma viagem de formas animadas, explorando os mistérios de envelhecer ao sabor da água salgada.

Guairinha

"Contestados"– Na sexta-feira (7), às 18h, no Guairinha, será apresentado o espetáculo "Contestados". Inspirada na Guerra do Contestado, a peça retrata um dos conflitos mais dramáticos da história brasileira, ocorrido entre 1912 e 1916 no Sul do país. Com uma abordagem sensível e intensa, a montagem utiliza o teatro de animação para revisitar essa luta por terras e identidade. Ingressos no Deu Balada .

Hoje, Godot Não Vem! – No sábado (8), às 18h, será apresentada a peça "Didi e Juju". As duas crianças esperam por Godot sem saber quem ele é ou por que estão esperando. No meio da espera, começam a refletir sobre os sapatos que usam e o que eles representam. Com humor e metáforas, o espetáculo propõe uma reflexão sobre a vida e as expectativas que criamos. Ingressos do site Deu Balada .

"Prelúdios, Pato, Morte e Tulipa"– No domingo (9), às 18h, acontece o espetáculo que encerra o Festival Espetacular de Bonecos. A atriz italiana Laura Bartolomei traz ao palco do auditório Salvador de Ferrante a história de um pato que percebe estar sendo seguido por uma figura misteriosa e descobre que é a própria morte. A princípio assustado, ele aos poucos compreende a naturalidade desse encontro e aprende a lidar com o fim. Com um cenário minimalista e uma forte carga poética, a montagem promete uma experiência sensível e profunda. Ingressos no Deu Balada .

Miniauditório

"Sai de Cima do Telhado"– Na sexta-feira (7), às 15h, será apresentada a peça "Sai de Cima do Telhado". Um casal de morcegos se muda para o telhado da casa onde o menino Lupicínio mora com suas sete irmãs: Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo. O marido morcego tem medo de crianças, mas observa os acontecimentos dentro da casa, enquanto Lupicínio sente medo do barulho no telhado. Para ajudá-lo a dormir, Domingo conta histórias de terror, dando vida a bonecos, máscaras e um kamishibai que apresentam figuras do folclore brasileiro, como a Cuca, a Matita-Pereira e a Pisadeira. Ingressos no Deu Balada .

"Bonecos de Pau"– No sábado (8), às 15h, o Grupo de Teatro de Bonecos A Divina Comédia apresenta um espetáculo que combina as tradições dos bonecos de vara sicilianos com os mamulengos brasileiros. Sem falas, a peça é composta por esquetes dinâmicas que exploram temas do cotidiano com humor, aventura e reflexão. Ingressos no Deu Balada .

"Historieta"– No domingo (9), às 15h, a Cia. Tato Criação Cênica apresenta seu novo espetáculo infantil, que narra a amizade entre um menino e uma borboleta. Com uma linguagem poética e sensível, a peça aborda os laços afetivos e o ciclo da vida. Voltado para todas as idades, o espetáculo promete encantar o público com sua delicadeza e emoção. Ingressos no Deu Balada .

"Encontro em Semibreve ou Depois da Partida"– De 12 a 16 de fevereiro, às 20h, será apresentado o espetáculo que narra o início do amor entre Davi e Solange, mas também acompanha seu fim e o que acontece depois da separação. Com uma abordagem sensível sobre as partidas da vida, a peça promete emocionar o público ao explorar os ciclos dos relacionamentos e suas transformações. Ingressos no Deu Balada .

Teatro José Maria

"Atravessar o Mar para Sempre"– Na sexta-feira (7), às 16h. Duas pessoas caminham há muito tempo, fugindo de uma guerra inesperada. Em meio à travessia, recriam sua rotina e inventam histórias a partir de uma radionovela. A peça utiliza bonecos e objetos para narrar a trajetória de Pérola, Violeta, Ícaro e Girassol, trazendo uma reflexão emocionante sobre deslocamento e pertencimento. Ingressos no Deu Balada .

"A Última Aventura de Gilgamesh"– No sábado (8), às 16h, no Teatro José Maria Santos, será apresentado o espetáculo inspirado na obra literária mais antiga da humanidade. A peça acompanha as aventuras do heroi Gilgamesh em sua busca pela imortalidade. Com uma abordagem bem-humorada e visualmente impactante, o espetáculo traz uma releitura contemporânea desse clássico, oferecendo uma experiência única ao público. Ingressos no Deu Balada .

"Olha o Olho dos Meninos"– No domingo (9), às 11h, será apresentado o espetáculo em que dois irmãos descobrem a mentira e tentam usá-la para escapar da repreensão da mãe, mas logo percebem que as consequências podem ser inesperadas. Com marionetes sofisticadas e uma estética refinada, a peça aborda, de forma bem-humorada, a importância da verdade e das relações familiares. Ingressos no Deu Balada .

"A Ópera Queer Inacabada"– De 12 a 16 de fevereiro, o Teatro José Maria Santos recebe “Evoé, Cleon!”, uma homenagem ao artista transgressor Cleon Jacques, ícone da cena teatral curitibana. Dirigida por Cesar Almeida, a peça mistura tragédia, celebração e resistência, unindo dança, música e performance para contar a história de Cleon, desafiando padrões e celebrando sua arte de forma intensa e poética. As apresentações serão de quarta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 18h e 20h, com entrada gratuita.

ENDEREÇOS:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba