A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), lançou nesta quarta-feira (5) a Operação Volta às Aulas em todo o Estado, com o objetivo de garantir a segurança dos estudantes que retornam às escolas após o período de férias.
O lançamento oficial da operação ocorreu nas proximidades do Colégio Estadual do Paraná, no Centro de Curitiba, marcando o início das ações que se estenderão por todas as regiões do Paraná ao longo do ano.
O tenente-coronel Ricardo da Costa, comandante do BPEC, explicou como será a atuação. "A partir desta quarta, o BPEC inicia suas atividades de patrulhamento comunitário escolar para garantir a segurança dos alunos, principalmente nos períodos de entrada e saída das escolas. Além disso, retomaremos nossas ações de conscientização, com palestras sobre dicas de segurança para toda a comunidade escolar", declarou.
Governo do Paraná vai comprar 93 cães para reforçar atividades policiais e de salvamento
"Com a Operação Volta às Aulas, a PMPR reafirma seu compromisso com a proteção da comunidade escolar, promovendo ações que não apenas garantem a segurança física, mas também educam e conscientizam alunos, professores e funcionários sobre práticas de segurança essenciais para o ambiente escolar", complementou o coronel.
O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária surgiu nos anos 90 em resposta às demandas da comunidade escolar por maior segurança e desde então a Polícia Militar do Paraná coloca em prática uma série de projetos focados na proteção das escolas. Com a consolidação dessas iniciativas, surgiu em 2007 o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), dedicado exclusivamente ao policiamento comunitário escolar em todo o Estado.
Desde sua criação, o BPEC não só implementa estratégias de patrulhamento para garantir a segurança nas escolas, mas também coordena o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Esta unidade especializada desempenha um papel crucial na promoção de um ambiente escolar seguro e propício ao aprendizado.