Na noite deste sábado (01), a Polícia Militar foi acionada para verificar uma possível ocorrência de maus-tratos a uma idosa acamada e abandono de incapaz no município de Juranda. A denúncia anônima, recebida pela Central de Operações da 2ª Companhia de Ubiratã, relatava que a filha da idosa negligenciava os cuidados com a mãe e se ausentava de casa nos finais de semana, deixando também duas filhas menores de idade sem supervisão adequada.
Diante da gravidade da denúncia, uma equipe policial foi até o endereço informado. Ao chegar ao local, uma mulher saiu para atender os policiais e se identificou como a filha da idosa. Os agentes explicaram o motivo da presença da guarnição e ouviram a versão da moradora, que confirmou ter sido contatada pelo Conselho Tutelar no mesmo dia. Segundo ela, uma equipe do conselho esteve na residência, mas não conseguiu encontrá-la, optando por informá-la da denúncia por telefone. Ainda segundo a moradora, os conselheiros não constataram os fatos narrados na denúncia, mas emitiram uma advertência oral e informaram que fariam uma nova visita para fiscalização.
A equipe policial solicitou permissão para entrar na casa e realizar uma vistoria, o que foi autorizado voluntariamente pela moradora. No interior da residência, os policiais verificaram a presença da idosa acamada, mãe da moradora, mas não encontraram indícios de maus-tratos ou negligência nos cuidados prestados. Além disso, havia cinco crianças no local: as duas filhas da moradora e três crianças que estavam acompanhando uma amiga em visita. Como a moradora e sua amiga estavam presentes no momento da abordagem, também não se constatou a prática de abandono de incapaz.
Diante das constatações, a Polícia Militar entrou em contato com o Conselho Tutelar, que confirmou a versão apresentada pela moradora. Como nenhuma irregularidade foi identificada, a equipe policial apenas registrou o ocorrido e orientou a moradora sobre a situação.