A agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva para todas as idades, eventos que ocorrem nos espaços administrados pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná. Destaque para espetáculos, literatura e artes visuais.
Os principais museus de Curitiba oferecem uma programação especial de férias, com diversas oficinas para todas as idades e preferências. O MAC Paraná, por exemplo, traz, na próxima quarta-feira (29), uma oficina exclusiva com o fotógrafo Tom Lisboa.
O MIS Paraná oferece oficinas de desenho, brinquedos óticos e arte contemporânea. No Museu Casa Alfredo Andersen, continuam as visitas guiadas às terças e quintas, até o final do mês.
Já o Teatro Guaíra recebe apresentações de destaque na 42ª edição da Oficina de Música de Curitiba, incluindo performances da Orquestra à Base de Corda, Gabriel Sater, além da Banda Lyra que se apresenta com Elba Ramalho e o maestro Spok Frevo.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Jornal Cândido– A edição 158 do periódico on-line já está disponível para acesso e download. O conteúdo da vez relaciona literatura e música, tendo como fio condutor o escritor colombiano Andrés Caicedo (1951-1977), que publicou ¡Que viva la música!, em reportagem assinada por Fernanda Maldonado. Na retranca, uma prateleira com títulos relacionados ao assunto da capa.
Na sessão Entrevista, Rodrigo Garcia Lopes conversa com o jornalista, músico e escritor londrinense Bernardo Pellegrini. O também músico e escritor carioca Rogerio Skylab publica um conto em sua estreia na ficção, com o recém-lançado “Homem-urubu” (Madame Psicose e Kotter Editorial). Seguindo com a pauta literária e musical, uma tradução de Melissa Luz para a letra de Lou Reed (Velvet Underground), “O Presente”.
O jornal oferece outros conteúdos inéditos, como uma crônica de Pedro Guerra, poema de Ronaldo Cagiano, um ensaio fotográfico de Malu Cordeiro, além da arte da capa por Iuri De Sá. Acesse em: bpp.pr.gov.br/Candido
Bibliopraia – Neste mês de janeiro, a programação da Biblioteca Pública do Paraná continua concentrada no Litoral do Paraná, na praia de Caiobá, com o projeto Bibliopraia. São diversas atividades para todas as idades, com empréstimos de livros, contação de histórias, encontros focados no público 60+, entre outras atrações. O projeto segue até 2 de fevereiro, das 8h às 12h e das 15h às 19h, no Condomínio Verão Maior, próximo ao Sesc.
Seção Braille
Cine Inclusivo
Sessões de filmes com audiodescrição e janela de Libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.
Títulos disponíveis:
"Operação Babá" | Classificação: Livre | Duração: 1h 30 minutos
"A Família do Futuro" | Classificação: Livre | Duração: 1h 35 minutos
"Dom Quixote, adaptação de Cléia Regina Ramos" | Narrativa em libras | Duração: 30 minutos
Dias: 6 a 31 de janeiro
Horário: 8h30 às 18h — segunda a sexta-feira
O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)
Quarta Pública– No dia 29 de janeiro, a Quarta Pública do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) promove a oficina Verbo-foto-grafia, ministrada por Tom Lisboa. Na atividade, ele traz um recorte de suas séries fotográficas conhecidas como Fotografia Marginal, que exploram conexões entre fotografia e outras expressões artísticas, como literatura e performance.
A oficina terá um enfoque especial na relação entre imagem e palavra escrita. Além disso, o artista falará de sua trajetória e de obras como “polaroides (in)visíveis”, “palimpsestos”, “caractere(s): retratos em preto e branco”, “brinquedografia” e o livro “Novas Maurílias”.
“Coletiva”– A mostra “Coletiva” na Sala Aberta do MAC Paraná segue em cartaz até 31 de janeiro de 2025. Desde abril, a sala 9 do Museu Oscar Niemeyer foi transformada em um espaço de criação, onde artistas convidados compartilham seu processo com o público. A exposição apresenta trabalhos de Akhan, Coletivo Brutas, Izadora Figueiredo, Luiz Moreira, Nicholas Steinmetz e Rimon Guimarães. Curadoria de Carolina Loch e Joanes Barauna.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Visitas Guiadas – Começando em 9 de janeiro (quinta), as visitas acontecem todas as terças e quintas do mês de janeiro, das 14h às 15h30. A participação será por ordem de chegada como forma de proporcionar uma experiência mais aprofundada para os visitantes do MCAA. As visitas guiadas são gratuitas e abertas para pessoas de todas as idades.
Exposição permanente– Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa exposição contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao Museu Casa. Entrada gratuita.