O Museu de Arte Contemporânea do Paraná promove no dia 29 de janeiro (quarta-feira) a oficina Verbo-foto-grafia, com o artista visual Tom Lisboa, como parte da programação da Quarta Pública. Explorando a interação entre imagem e palavra escrita, a relação da fotografia com outras linguagens artísticas, como literatura e performance, a oficina gira em torno da Fotografia Marginal.
Esse conceito é entendido pelo próprio artista como uma estratégia de ocupação de espaços, de experimentação de técnicas e de inclusão de paisagens e comunidades periféricas no foco principal de sua pesquisa. Durante a atividade, Lisboa compartilhará aspectos de sua trajetória artística e de obras como polaroides (in)visíveis, palimpsestos e Novas Maurílias, que integram suas séries de Fotografia Marginal.
A proposta oferece aos participantes a oportunidade de experimentar novas formas de produzir e compreender a fotografia, com ênfase em visualidades e interações que ampliam os limites da linguagem artística. A oficina, que ocorre das 14h às 16h, na Sala 9 do MAC no MON, é gratuita e conta com vagas limitadas a 20 participantes. As inscrições podem ser realizadas AQUI . Classificação indicativa de 16 anos.
SOBRE A ARTISTA– Tom Lisboa trabalha com projetos em artes visuais, mas especialmente em fotografia. Atualmente é doutorando em Comunicação e Linguagens (Universidade Tuiuti do Paraná) e tem mestrado em Photography and Urban Cultures (Goldsmiths University of London) e Comunicação e Linguagens (Universidade Tuiuti do Paraná). Em 2005, ganhou o Prêmio Porto Seguro de Fotografia, com a série polaroides (in)visíveis e, em 2012, o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, com ação urbana LUGAR. Em 2018, por conta de sua trajetória profissional, recebeu o Chevening Awards, concedido pelo governo britânico.
MAC PARANÁ– O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fundado em 1970, tem um acervo de mais de 2.000 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Possui também o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, disponível para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, e um Setor Educativo, que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.
QUARTA PÚBLICA– O MAC Paraná, que ocupa duas salas no Museu Oscar Niemeyer (MON), oferece atividades interativas ao público como parte do programa Quarta Pública, realizado sempre às quartas-feiras com entrada franca.
O público é convidado a enviar propostas de workshops, palestras, oficinas interativas ou projetos de arte para integrar as Quartas Públicas da Sala Aberta do MAC Paraná. Elas podem ser encaminhadas para o e-maileducativomac@seec.pr.gov.br.
Serviço:
Oficina de Verbo-foto-grafia com Tom Lisboa
Data: 29 (quarta-feira) – das 14h às 16h
Local: Sala 9 do MAC no MON – Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba
Classificação indicativa: 16 anos
Inscrições AQUI .