O Centro Cultural Teatro Guaíra encerrou 2024 com números históricos de público: mais de 413 mil pessoas. O resultado representa a soma de espectadores das apresentações realizadas em todos os auditórios e a circulação dos corpos artísticos levando espetáculos a outros locais.
Ao longo do ano passado, os auditórios do Teatro Guaíra – Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), Salvador de Ferrante (Guairinha), Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito e Teatro José Maria Santos – receberam, em média, 30 mil espectadores por mês. Juntos, os espaços somaram 796 apresentações.
Foram ao todo, 396.546 espectadores ao longo do ano, o maior registro da última década, superando em quase 18 mil pessoas o público de 2023, que havia somado 378.671.
O auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão), o maior do complexo, foi responsável por atrair 301.696 pessoas em espetáculos que reuniram grandes nomes da música brasileira, como Ana Carolina, Alceu Valença, Lulu Santos, Zé Ramalho e Paralamas do Sucesso, além de atrações internacionais como o pianista francês Richard Clayderman e o duo australiano Air Supply.
No campo teatral, o palco recebeu figuras consagradas como Claudia Raia, Marco Nanini, Marisa Orth, Patricia Travassos, Eduardo Moscovis e Lilia Cabral, entre outros, além de sediar eventos de destaque como o Festival de Curitiba e o Festival Folclórico de Etnias do Paraná.
O auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), que comemorou 70 anos em 2024, teve 184 apresentações com lotação em diversas ocasiões, atraindo 60.563 espectadores. Já o Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito e o Teatro José Maria Santos também registraram intensa atividade, com 12.168 e 21.893 espectadores, respectivamente.
CORPOS ARTÍSTICOS – Os corpos artísticos mantidos pelo Centro Cultural Teatro Guaíra (Balé Teatro Guaíra, G2 Cia de Dança, Escola de Dança Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná) também contribuíram para o recorde.
Juntos, realizaram 37 apresentações em outras cidades, incluindo o Exterior, alcançando 16.499 espectadores fora do complexo. Somando-se às apresentações internas e externas, mais de 114.160 pessoas assistiram às produções desses grupos.
REALIZAÇÕES – “Foi um ano de muito trabalho e realizações. Produzimos e estreamos vários espetáculos com nossos corpos artísticos e recebemos produções locais, nacionais e internacionais de altíssimo nível. Esse esforço nos levou a alcançar um dos maiores públicos da história do Teatro Guaíra”, celebra Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.
As perspectivas para 2025 também são otimistas. “Teremos os 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná e uma programação diversificada para continuar encantando o público. Estamos motivados a fazer do próximo ano um capítulo ainda mais vibrante em nossa história”, conclui Cavalheiro.