Foto: Arthur Castro/Secom
O Réveillon do Largo iniciou a programação, durante a tarde desta terça-feira (31/12), abrindo as portas do Teatro Amazonas para visitações públicas teatralizadas, celebrando os 128 anos do maior patrimônio cultural do estado. Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a segunda edição do Réveillon do Largo contou com uma programação cultural, que se estendeu pela tarde do último dia do ano.
No Teatro Amazonas, personagens que fizeram parte da história receberam o público, permitindo uma viagem ao ano de 1896, quando a casa de espetáculos foi inaugurada. Para a diretora do Teatro Amazonas, Beth Cantanhede, a atividade marca uma data especial e representa um presente para o público. “Estamos aqui celebrando com a população, com os visitantes. E está sendo um momento mágico, uma visita teatralizada e depois também continua com os nossos condutores, vestidos de época, para contar a história do teatro”, revela a diretora.
Entre os personagens da época, o então governador do Amazonas, Eduardo Ribeiro, responsável por finalizar as obras do Teatro Amazonas. Francisco Mendes, que assume o papel há 25 anos, contou que neste dia 31 de dezembro a interpretação teve um toque a mais de emoção. “E hoje é um dia especial, porque apesar de apresentar o Eduardo Ribeiro trabalhando aqui, mas nunca na inauguração, então eu tive o prazer de fazer dramaturgia deste espetáculo e pude pesquisar e perceber o quanto seria no último dia da gestão do trabalho dele, ele estar emocionado nesse dia”, revelou.
Foto: Arthur Castro/Secom
Para o público, a experiência foi aprovada. “Estou achando incrível, os personagens, os figurinos, todo o conjunto. Hoje é o aniversário do teatro e eu não sabia. É um grande presente. Estou adorando”, disse Luís Nilton. A turista de Ribeirão Preto (SP), Gisele Annovazzi, resumiu em poucas palavras a visita ao maior símbolo cultural do Amazonas. “Um espetáculo, lindo, magnífico”.
Música e artes
No palco da árvore de Natal do Largo de São Sebastião, atrações artísticas para o público infantil comprovaram que o Réveillon do Largo pertence a todos. A banda Flow conduziu um espetáculo divertido, com repertório especial de desenhos animados e personagens da Fantasy Mascote e da Pingo Animações.
Yara Souza, que mora no bairro Tarumã, apostou no Réveillon do Largo, na companhia do filho e de amigos. “Sem eles não têm alegria. É a primeira vez, eu estou amando”, disse ela, mandando o recado: “Feliz ano novo para todas as famílias e que o próximo seja melhor ainda”.