Cultura Amazonas
Carnaval na Floresta 2025: Em noite histórica, Governo do Amazonas lança a festa no Teatro Amazonas
Escolas de samba do grupo especial se apresentaram, levando o samba ao principal palco da cultura amazonense...
30/12/2024 14h15
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas

Foto: Alex Pazuello / Secom

O samba ganhou o palco do Teatro Amazonas para o Lançamento do Carnaval na Floresta 2025, na noite de domingo (29/12). As oito escolas de samba do grupo especial de Manaus se apresentaram no principal palco da cultura amazonense, transformando o evento em uma noite histórica para a cultura popular.

Apresentando seus sambas exaltação, sambas de concentração, sambas-enredo históricos e o samba enredo de 2025, as escolas do grupo especial levaram ritmistas, passistas, rainhas de bateria, mestres-salas e porta-bandeiras para compor suas performances no Teatro Amazonas.

Continua após a publicidade

A escola de samba campeã de 2024, Mocidade Independente de Aparecida, abriu a noite, apresentando o enredo “Luz Sapeintiae – Orgulho Caboclo”, que homenageia a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Em seguida, a Vitória Régia subiu ao palco com o enredo “Meu largo é amado, repleto de histórias… Tem arte sacra, arte nata, água benta, aguardente, bares e beatas brotam neste chão. Em verde e rosa, eu canto com emoção”.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Alex Pazuello / Secom

A terceira escola a se apresentar foi a Unidos do Alvorada, que vai defender o enredo “Divina Mulher – A força, a beleza, a criação”. A Vila da Barra foi a quarta escola a subir ao palco, apresentando o enredo “Njinga – A rainha de Angola”, seguida pela Sem Compromisso, com o enredo “Samaúma – A guardiã da floresta amazônica”.

A Andança de Ciganos foi a sexta atração da noite, com o enredo “Gênesis”. Em seguida, a Reino Unido da Liberdade preencheu o palco com a apresentação do enredo “Êpahey Reino Unido – Mojubá, Gbogbo Orixá”. O encerramento da noitada de muito samba no Teatro Amazonas ficou por conta da Grande Família, com o enredo “Gás natural – A energia que faz pulsar a Amazônia”.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Alex Pazuello / Secom

Em todo o estado

O secretário em exercício de Cultura e Economia Criativa, Candido Jeremias, ressaltou a natureza inédita do evento realizado no Teatro Amazonas. “O governo do Amazonas traz mais uma inovação para o Carnaval, o Carnaval na Floresta, lançando, hoje, aqui no Teatro Amazonas, para todo o Estado do Amazonas, o desfile das escolas de samba e o Carnaval na Floresta”, afirmou.

O secretário pontuou, ainda, que o Carnaval da Floresta acontece tanto na capital quanto no interior. “A festa promovida pelo Governo do Amazonas é em Manaus e também no interior, através do apoio, via edital de fomento, que o governador Wilson Lima lançará no mês de janeiro, com apoio a bandas e blocos carnavalescos”, revelou.

O presidente da Vitória Régia, Darlan Braga, destacou que o Carnaval está sendo valorizado como deve ser. “Para mim, é uma satisfação enorme ter essa iniciativa que partiu das Escolas de Samba junto ao secretário Cândido, e graças a Deus o secretário nos atendeu de prontidão. O Carnaval precisava ser valorizado como ele está sendo valorizado agora”, disse.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Alex Pazuello / Secom

“O Carnaval de 2025 bem melhor do que foi e melhor que muitos carnavais em Manaus, se Deus quiser. Hoje, nós temos uma estrutura de fomento melhor e, com esse fomento, a gente tem certeza que pode fazer um carnaval bem melhor, um carnaval com alegorias mais bem-acabadas, umas fantasias com materiais melhores”, declarou.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas