Foto: Ygson França/Sejusc
Como forma de finalizar o ano de 2024 de forma lúdica e celebrar as conquistas para a terceira idade, o Governo do Amazonas realizou o espetáculo “Fábrica EnvelheSer 60+”, uma apresentação com os grupos de idosos e envelhecentes de todas as zonas da capital, percorrendo os projetos do programa “EnvelheSer 60+”.
Por meio da apresentação teatral realizada na sexta-feira (13/12), no Teatro da Instalação, os projetos Idoso em Movimento, Empreender no Envelhecer, Pé na Estrada, Um convívio sem violência e Casa Abrigo foram encenados por mais de 70 idosos.
Os atos mostraram, por meio da dança, canto e música, como as ações levam bem-estar e lazer, combatem a violência, orientam juridicamente e promovem qualidade de vida para a terceira idade.
Foto: Ygson França/Sejusc
“Eu estou muito feliz porque o teatro é uma coisa que eu nunca tinha feito. Hoje eu fui escolhida para representar a boneca Emília na apresentação, porque minhas amigas dizem que sou igual a ela, falo o que penso”, comentou Sandra Helena Cunha, de 54 anos, sobre a performance em conjunto com seu grupo “Fazendo a Diferença”, da zona leste de Manaus.
Emocionada pela apresentação, Sandra ainda explicou que o projeto mudou sua vida. “Eu sou outra pessoa. Eu estava com princípio de depressão, mas depois que fui ao grupo e fui acolhida, mudei meu estilo de vida, tive vontade de sair de casa. Hoje eu fico tão feliz que parece que a boneca Emília se incorporou em mim”, acrescentou.
Segundo a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, esse foi o primeiro espetáculo da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) com os idosos do Governo do Amazonas e mais edições estão previstas para o ano que vem.
“Estamos encerrando o exercício de 2024 junto com a Seadpi, que realizou esse espetáculo maravilhoso passando por todos os eixos do programa do Governo do Amazonas. Com certeza, em 2025, teremos muito mais”, reiterou a secretária.