A agenda cultural da semana está repleta de boas atrações, com programação diversa e inclusiva para todas as idades, com destaque para espetáculos teatrais, literatura e artes visuais. Os eventos ocorrem nos espaços administrados pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná.
No domingo, dia 15, o Museu Paranaense será palco da abertura da instalação “o corpo ali onde não está”, de Miro Spinelli, com atividades a partir das 10h.
A Biblioteca Pública inicia o sábado (14) em clima natalino: o coral infantojuvenil Cantateca apresenta "Cores e Cantos", um repertório com canções dos povos indígenas, músicas natalinas e composições de Hermeto Pascoal, às 10h no auditório. Já o Museu de Arte Contemporânea do Paraná oferece na quarta-feira (18) duas atividades gratuitas com a artista Adriana Omoto: uma oficina pela manhã e uma performance durante a tarde. Em ambas as atividades, a artista traz a dança como papel central.
No Teatro Guaíra, o fim de semana marca as últimas apresentações do tradicional "O Quebra-Nozes", que reúne todo o corpo artístico do teatro. Além disso, na terça e na quarta-feira, dias 17 e 18, será apresentado o espetáculo “Natal in Concert - Anima Musicale Orquestra e Coro”, que combina clássicos, música pop e temas natalinos.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Jornal Cândido– O periódico online , edição 157, estará disponível em 19 de dezembro, com uma reportagem especial sobre a língua portuguesa assinada por Bianca Weiss. A publicação também traz uma pensata de Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná, sobre o escritor Dalton Trevisan, que faleceu no último dia 9, aos 99 anos. Caetano Galindo conversa com o repórter Lucas de Lima e Vivian Faria faz a última entrevista da série Mulheres contra a Ditadura, com Sueli Bellato. A edição traz outros conteúdos exclusivos.
Cante com Livros– Nesta sexta-feira (13) acontece a última edição do ano. Começa às 15h, no hall térreo, com o projeto Música Tátil. O grupo tem como proposta apoio à formação musical profissionalizante de pessoas com deficiência visual em Curitiba e região metropolitana. É comandado pelo maestro e professor Luiz Amorim. Ele possui uma banda homônima composta por músicos cegos que já realizaram algumas apresentações na Biblioteca Pública do Paraná e Teatro Guaíra.
Roda de conversa “Mural Poema Encarnado”– Na terça-feira, dia 17, das 17h30 às 19h, acontece no auditório uma conversa aberta com Marciel Conrado e Luci Collin sobre como o poema "Encarnado" de Luci se transformou no mural da parede lateral do edifício Palacete Tigre Royal, produzido por Marciel. O projeto Mural Poema Encarnado visa realçar a importância do espaço público e enriquecer a experiência urbana através de intervenções artísticas.
Coral Cantateca– No sábado, dia 14, acontece a apresentação “Cores e Cantos” do coral infanto-juvenil Cantateca, que reúne um repertório com canções dos povos indígenas, natalinas e de Hermeto Pascoal, às 10h no auditório.
SEÇÃO INFANTIL
Cine Infantil– Exibição do filme “Os Fantasmas de Scrooge”, sexta-feira, dia 13, às 14h30, no auditório.
Lançamento do livro “Emília e as Rainhas”– com sessão de autógrafos e bate-papo com o autor Matheus Lelis, no sábado, dia 14, das 11h às 12h45, na seção infantil. “Emília e as Rainhas” é uma obra que aborda a importância da representatividade negra no desenvolvimento da autoestima e empoderamento da criança negra no Brasil.
Sábado Lúdico– Encontro de RPG e board games para iniciantes de 6 a 12 anos, no sábado (14), das 10h às 12h na sala de multimeios.
SEÇÃO BRAILLE
Cine Inclusivo
Sessões de filmes com audiodescrição e janela de libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.
Títulos disponíveis:
"As Estrelas de Natal, de Alessandra F. Klein" | Narrativa em libras | Classificação: Livre | Duração: 8 minutos
"Irmãos de Fé" | Classificação: Livre | Duração: 1h 45 minutos
"O Corintiano" | Classificação: +10 | Duração: 1h 35 minutos
Dias: 2 a 19 de dezembro
Horário: 8h30 às 18h — segunda a sexta-feira
Local: Seção Braille
O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)
Quarta Pública | Oficina e performance– No dia 18 de dezembro, o MAC Paraná promove a Quarta Pública, com atividades interativas. Às 10h, será realizada a oficina "Percepção Expandida do Tempo Através do Movimento", ministrada pela artista Adriana Omoto, voltada para maiores de 16 anos, com vagas limitadas e inscrição prévia . Às 16h, a performance "Pó" também de Adriana Omoto será apresentada, abordando a atemporalidade por meio da dança e micromovimentos, com classificação indicativa de 18 anos e entrada livre. Ambas as atividades acontecem na Sala 09 do MAC no MON.
Exposição “Coletiva”– A mostra “Coletiva” na Sala Aberta do MAC Paraná segue em cartaz até 31 de janeiro de 2025. Desde abril, a sala 9 do Museu Oscar Niemeyer foi transformada em um espaço de criação, onde artistas convidados compartilham seu processo com o público. A exposição apresenta trabalhos de Akhan, Coletivo Brutas, Izadora Figueiredo, Luiz Moreira, Nicholas Steinmetz e Rimon Guimarães. Curadoria de Carolina Loch e Joanes Barauna.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
"Territórios Íntimos"– Abordando questões pessoais e provocando reflexões sobre a interioridade humana, “Territórios íntimos” é fruto de um intenso trabalho de pesquisa poética realizado ao longo de um ano pela turma de Linguagens Poéticas do Ateliê de Cerâmica da Academia. A mostra é gratuita e acontece na Sala Ana de Oliveira do Museu Casa Alfredo Andersen, aberto de terça à domingo, das 10h às 17h.
"Segredos da Cor" – A exibição da mostra “Segredo da Cor”, de Cecifrance Aquino, foi prorrogada até janeiro de 2015 na Sala Rotativa. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas ainda presentes no cotidiano, em pinturas cheias de brasilidade e cor. Entre as peças estão oito estandartes que desconstroem a herança colonial e oferecem um novo olhar sobre a sociedade brasileira. Cecifrance ressignifica esses emblemas, tornando-os instrumentos de luta antirracista. Entrada Gratuita.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
"Desver"– "Desver" é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza "glitch art", "vídeo painting" e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.