O VII Prêmio Queijo Brasil, realizado em julho na cidade de Blumenau, Santa Catarina, teve a participação de 20 estados brasileiros, com mais de 266 cidades e contou com a inscrição de 1.542 queijos artesanais.
Minas Gerais foi o estado que mais se destacou, sendo o maior produtor de queijos do Brasil e a maior amostragem da história da competição.
O Paraná foi o segundo colocado no prêmio, com 129 queijos premiados.
Foram mais de 70 expositores, além de queijarias de todo o Brasil, as categorias do VII Prêmio Queijo Brasil tiveram três tipos de premiação: bronze, prata e ouro.
Os queijos foram classificados em quatro categorias e sub-categorias, além de uma quinta para outros produtos lácteos, sendo:
1. Queijo Artesanal Tradicional (produzido nas regiões tradicionais e utilizando o saber-fazer tradicional regional), com 3 sub-categorias
2. Queijo Artesanal de Leite Cru, com 16 sub-categorias
3. Queijo Artesanal de Leite Pasteurizado, com 17 sub-categorias
4. Queijos Finos, com 17 sub-categorias
5. Produtos lácteos, com 10 sub-categorias.
O IDR-Paraná-Instituto de desenvolvimento rural do Paraná-Iapar/Emater, regional de Campo Mourão tem priorizado trabalhos juntos aos agricultores familiares (público alvo) no tocante a agro industrialização da matéria prima produzida nas unidades familiares, visando agregar valores a estes produtos oriundos dos diversos setores. Uma desta unidade está instalada no Município de Peabiru, Distrito de Silvolândia, é a queijaria Ferreira&Festi, assistido do IDR-Paraná Unidade de Peabiru, que além de produzir leite in natura passou a produzir queijos tradicionais tipo minas. Através do incentivo dos técnicos locais a Sra Elisangela Cristina Festi passou a desenvolver outros tipos de queijos: banhado ao vinho, café, cachaça e outros, chegando ao queijo de Massa mole e casca lavada (Brevibacterium linens). É um queijo meia cura, maturados sob condições especiais de temperatura e umidade relativa elevada e que é propício ao crescimento dessa microbiota, conferindo ao produto aroma e sabor único. Este queijo foi inscrito no VII Prêmio Queijo Brasil, alcançando a medalha de bronze na sua categoria (Queijo artesanal de leite cru), sendo o único a representar a região de Campo Mourão que congrega 25 municípios.
Os trabalhos continuam, desenvolvendo padronagem, rotulagem e novos produtos visando atender um nicho de mercado composto de consumidores de paladar exigente.
Nesta terça feira (10/12/24) a equipe local fez a entrega da premiação (medalha e certificado) à produtora e foram recepcionados com degustação de queijos e geléias.