Quinta, 12 de Dezembro de 2024
16°C 27°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Seminário no Rio Grande do Norte debate projetos educativos de sucesso

Evento conta com presença de autoridades nacionais e regionais

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
10/12/2024 às 13h50
Seminário no Rio Grande do Norte debate projetos educativos de sucesso
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com intuito de dar destaque a projetos de educação desenvolvidos nos nove estados do Nordeste, autoridades e educadores estão reunidos em um seminário em Natal para discutir e conhecer experiências exitosas nesse campo. O evento é promovido pela Secretaria de Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, com o apoio do Instituto Cultiva e do Consórcio Nordeste.

Um desses projetos - chamado Comunidades Educadoras - foi apresentado, durante a abertura do Seminário Desafios e Experiências da Educação no Nordeste, na noite de segunda-feira (9), pela secretária de Educação do Rio Grande do Norte, Socorro Batista.

O diferencial do programa é a atuação dos articuladores comunitários, profissionais que visitam regularmente as famílias dos estudantes, identificando suas demandas e conectando-as aos recursos disponíveis nas áreas de saúde e assistência social. Esses articuladores desempenham um papel fundamental ao fortalecer o vínculo entre escola e comunidade, proporcionando suporte contínuo aos alunos dentro e fora da sala de aula.

No programa Comunidades Educadoras, desenvolvido com o Instituto Cultiva, articuladores comunitários coletam informações como as condições socioeconômicas dos estudantes, o tempo de convívio familiar, o acesso a bens culturais e sociais, se são acolhidos por suas respectivas comunidades ou não e se seus responsáveis verificam como está sua evolução na escola. A partir desse diagnóstico, que fica registrado em um site específico do programa, são gerados relatórios encaminhados à Secretaria Municipal de Educação.

Pelo programa, os articuladores comunitários fazem visitas semanais a famílias de estudantes nas quais sejam constatadas pelo menos duas das seguintes situações: queda brusca de desempenho na escola, nos últimos quatro meses, sinais de violência, sinais de abandono e adoecimento psíquico. Também são fatores da lista a evasão escolar, ou seja, quando o aluno ou a aluna deixam de frequentar a escola e quando moram em zonas de risco.

"No projeto, as articuladoras procurando espaços, procurando meninos perdidos. Porque se perdem e, às vezes, a escola nem percebe que o aluno deixou de ir. E elas saem à procura. Às vezes, nem encontram. Por quê? Porque o menino ou a menina são de família ou grupo faccionado. E eles se mudam do bairro por ordem da facção adversária. Se mudam e não dizem aos vizinhos o nome deles. É preciso ser praticamente um detetive para descobrir onde o aluno está", afirmou Socorro Batista.

Com essa abordagem, o Comunidades Educadoras não apenas melhora o desempenho acadêmico, mas também contribui para a criação de uma rede de proteção que aborda aspectos sociais e emocionais, fundamentais para o bem-estar dos estudantes.

*A repórter viajou a convite do Consórcio Nordeste, com o apoio do Instituto Cultiva

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR
19°
Parcialmente nublado
Mín. 15° Máx. 27°
19° Sensação
1.49 km/h Vento
81% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h34 Nascer do sol
05h34 Pôr do sol
Sexta
20° 18°
Sábado
24° 19°
Domingo
27° 16°
Segunda
26° 15°
Terça
° °
Economia
Dólar
R$ 5,95 -0,01%
Euro
R$ 6,25 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,77%
Bitcoin
R$ 641,578,79 +0,65%
Ibovespa
129,593,31 pts 1.06%
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias