Cultura Cultura
Aluna do Centro Juvenil de Artes Plásticas vence etapa estadual de concurso internacional
Sofia do Prado Belarmino ficou em primeiro lugar da fase estadual do Concurso Internacional do Cartaz sobre a Paz, promovido anualmente pela Funda...
03/12/2024 21h15
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

Aluna de Desenho do Centro Juvenil de Artes Plásticas, Sofia do Prado Belarmino venceu a fase estadual do Concurso Internacional do Cartaz sobre a Paz, promovido anualmente pela Fundação Lions International. Com apenas 11 anos, ela recebeu o primeiro lugar entre os trabalhos enviados de todo Paraná.

Ainda em dezembro, Sofia concorre na categoria Regional Sul e poderá ser classificada para representar o Brasil na fase internacional no primeiro trimestre de 2025.

O CJAP participa do concurso desde 2009 e, apesar de contabilizar diversos destaques, é a primeira vez que seus alunos completam o pódio estadual – Laura Maria Vasconcelos Romanelli e Sara Cupertino Bueno ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente.

Nesta edição o tema do concurso é “Paz sem Limites”. Com o intuito de contribuir para que os jovens sejam agentes de mudança nas causas globais, os Cartazes sobre a Paz incentivam crianças e adolescentes a refletir sobre situações de guerra no mundo e, por meio da arte, expressarem seus desejos de paz e respeito.

Continua após a publicidade

De acordo com Sofia, que recebeu a proposta do concurso de sua professora de Desenho, Liane Maria Barreto, a criação da obra foi um processo pessoal e progressivo. Para retratar o contraste entre luz e trevas, ela adaptou a composição de seu trabalho conforme as conversas que tinha com a professora.

“Meu desenho é dividido em duas partes para retratar as guerras em que vivemos, mas que o mundo ainda tem esperança de se tornar um lugar de paz, respeito e união”, disse.

A aluna ingressou na oficina de desenho do CJAP no começo de 2024. “Tem sido maravilhoso participar das aulas e conseguir me expressar melhor por meio dos desenhos. Eu me divirto muito pois amo desenhar”.

Cloê Maria Ribeiro Selicani, diretora social e coordenadora do Cartazes sobre a Paz, destaca que o concurso proporciona uma nova visão de mundo às crianças. “É uma abertura de conhecimento, pensar em um futuro de paz”. A Fundação, de acordo também com os propósitos do Centro Juvenil, busca transformar a vida de crianças e adolescentes por meio da educação, neste caso, artística.

Liane, professora de Sofia, enfatiza que o reconhecimento público do trabalho feito pelas crianças, como o concurso, é mais uma confirmação de que a orientação proporcionada pelo Centro faz diferença na vida delas. “É uma grande satisfação saber que estamos contribuindo para o desenvolvimento destas crianças tão dedicadas”, afirmou.