Turismo Turismo
Reuniões e visitas técnicas em Foz do Iguaçu fortalecem turismo religioso no Estado
Encontros apresentaram resultados do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso do Paraná ao longo de 2024 e trataram do alinhamento para a realização...
01/12/2024 21h30
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso do Paraná, participou ao longo dessa semana de uma série de reuniões, encontros e visitas técnicas a locais ligados à fé em Foz do Iguaçu, no Oeste paranaense. A programação teve como objetivo apresentar os resultados das iniciativas do grupo de trabalho e do Estado no segmento ao longo de 2024.

O 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que acontece no município da Tríplice Fronteira em 2025, também foi foco das conversas.

Este tipo de encontro promove, ainda, a aproximação da iniciativa estadual de entidades religiosas diversas para que o integrem e conheçam um pouco mais sobre o turismo.

Os destaques apresentados incluíram o crescimento do grupo com novos colaboradores e instituições, os resultados do 6º Fórum de Turismo Religioso do Paraná, os avanços em marketing e comunicação, a ampliação de rotas e caminhos religiosos no Estado, além da realização de simpósios e participação em eventos religiosos.

Continua após a publicidade

Participaram representantes de instituições como Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, Marco das Três Fronteiras, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu, Loumar Turismo e Fundo Iguassu.

O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, afirma que o segmento religioso é um dos mais buscados por turistas no Paraná, por isso a importância das reuniões e trabalhos do GT. “O segmento religioso envolve muitas pessoas e aquece a economia de diversas regiões do Estado, pois temos uma abundância de santuários, museus, eventos e atividades relacionadas à fé”, disse.

“Nós, enquanto Estado, estamos com os olhos voltados para esse segmento, que, além da importância religiosa, também movimenta a cadeia produtiva do turismo, com geração de empregos, renda e fomentando o setor como um todo”, completou Nunes.

Segundo Eliseu Rocha, coordenador do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso do Paraná, a escolha de Foz do Iguaçu para sediar o 7º Fórum fortalece a dimensão internacional do evento devido à localização estratégica na Tríplice Fronteira.

“Com os parceiros, discutimos aquilo com que cada um pode colaborar para que este seja o maior Fórum realizado até agora, que inclusive já está tomando a proporção de um evento internacional de turismo religioso devido à localização aqui da Tríplice Fronteira. Muitas ações serão voltadas à população e aos envolvidos com o turismo religioso do Paraná”, afirmou.

VISITAS TÉCNICAS – Na quarta-feira (27), foi realizada uma visita técnica com os parceiros locais para conhecer os espaços que sediarão o Fórum em 2025. A programação incluiu um roteiro que passou pela Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, Mesquita Omar Ibn Al-Khatab, Praça da Paz, Centro de Convenções e o Marco das Três Fronteiras.

“Tivemos nossas visitas técnicas aos locais que vão abrigar o evento ou que possuem relevância para o Fórum, como, por exemplo, a própria Mesquita de Foz do Iguaçu. Visitamos, analisamos a localização e discutimos o que pode ser feito e proposto dentro da Mesquita”, explicou o coordenador do GT.

“Também fizemos visitas à Catedral, a alguns atrativos religiosos e a outros atrativos turísticos, como o Marco das Três Fronteiras, que tem um apelo grande para o turismo religioso, especialmente em relação às reduções jesuíticas.”

Os encontros e visitas técnicas também ressaltaram a chegada de novas instituições religiosas, que devem contribuir com as iniciativas do Grupo de Trabalho: o Santuário da fé espírita Reino de Baluae, Diocese de Foz do Iguaçu, Associação Cultural e Turística da Catedral - ACTC, terreiro de Candomblé Ilê Asé Oju Ogún Fúnmilaiyó, Instituição religiosa de matriz africana Ile Asse Ossufan e Instituição de matriz africana Ilê Asè Oxalufã.

7° FÓRUM – O trabalho do GT segue focado nos preparativos para o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que, em abril de 2025, promete ser um evento transformador para o turismo deste segmento no Estado. O evento tem como objetivo fortalecer o turismo religioso, unindo diversas culturas e religiões com ênfase na fé e desenvolvimento local. Sua programação será voltada tanto para os profissionais do setor quanto para o público.