Dois clientes de banco foram vítimas de estelionato, neste sábado, 16, enquanto tentavam utilizar o caixa eletrônico em agências de Campo Mourão e Engenheiro Beltrão. É o conhecido golpe do “cartão preso” no equipamento.
Os golpistas agiram da mesma forma, fazendo com que o cartão ficasse preso no compartimento do caixa eletrônico. Nesse tipo de golpe, os criminosos fixam nas máquinas um dispositivo muito semelhante ao leitor original, mas visando travar o cartão do usuário.
Em Engenheiro Beltrão, a vítima foi um idoso de 70 anos. Assim que seu cartão travou no equipamento, um indivíduo se aproximou e ofereceu ajuda. Segundo ele, o homem seria um rapaz branco e magro, alto, ruivo e com barba.
Ele mesmo discou o suposto número de suporte da agência 0800 no celular do idoso, que seguiu as orientações repassadas pelo telefone. O falso número estava colado em um adesivo no caixa eletrônico, tudo preparado pela quadrilha.
Durante a ligação o suposto atendente da Agência Bancária, solicitou dados do cliente e pediu para ele ficar fora da agência, encerrando a ligação. No entanto, quando a vítima retornou para o interior da agência, seu cartão não estava mais no caixa eletrônico.
Na sequência ele percebeu a falta de R$ 940,00 de sua conta. O idoso acionou a Polícia Militar e foi encaminhado para confecção do boletim de ocorrência na polícia Civil de Engenheiro Beltrão.
Já em Campo Mourão, a vítima foi uma mulher de 49 anos. No entanto, seu prejuízo foi maior, pois além de sacarem R$ 2 mil, os golpistas fizeram uma compra no valor de R$ 549,00.
Ao ter o cartão “preso” no caixa eletrônico, ela também ligou para um número 0800, colado no equipamento, mas foi atendida pelos golpistas, os quais conseguiram todos os seus dados.
Atendendo o pedido do falso representante do banco, ela saiu da agência, mas quando voltou não encontrou mais o cartão. A mulher registrou o boletim de ocorrência e bloqueou o cartão.