Cultura Cultura
Mês Andersen: programação do MCAA comemora o legado do pai da pintura paranaense
Série de atividades começa neste sábado (16) e segue até o dia 27 de novembro. Haverá visita guiada a túmulos de personalidades e intelectuais que...
13/11/2024 15h21
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) inicia a série de atividades que homenageiam o pai da pintura paranaense no mês do seu aniversário, comemorado em 3 de novembro. A partir deste sábado (16) e até o dia 27, o espaço cultural pertencente ao Governo do Estado oferecerá programação especial para lembrar o pintor e promover encontros com artistas, dando continuidade à missão de democratizar o ensino artístico.

Alfredo Andersen é considerado o primeiro artista plástico a atuar profissionalmente e a incentivar o ensino de artes puras no Paraná. Para abrir o mês de celebração, neste sábado, às 9h, a pesquisadora cemiterial Clarissa Graci irá guiar o público em uma visita temática pelo Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Com o título “O legado de Andersen e seus discípulos”, a ação será uma homenagem ao mestre e envolve visitação de túmulos de personalidades e intelectuais que fizeram parte da cena cultural da época do pintor. As inscrições para participar deste evento foram abertas às 18h do dia 12 e se esgotaram em algumas horas.

Na segunda-feira (18), às 19h, o artista e pesquisador Arthur do Carmo conduzirá um bate-papo intitulado “Natureza do Invisível” no Museu Casa Alfredo Andersen. O foco do evento será a figura de Andersen sob a lente de Paulo Herkenhoff, que o descreve como “um moderno antes dos modernistas” por seu pioneirismo em antecipar questões da modernidade no contexto artístico do Paraná.

Continua após a publicidade

Essa conversa buscará explorar como artistas distantes dos centros de informação e poder puderam construir linguagens únicas, e como os limites da representação podem ser o verdadeiro campo de inovação e descoberta artística. A participação no bate-papo é gratuita, sem inscrição prévia.

Para completar as sessões de bate-papo e palestras do mês, o artista multimídia João Miguel Santana (Jomi) estará presente para uma discussão sobre a história e possibilidades artísticas da colagem. João apresenta seu processo criativo e projeto artístico, em construção desde 2011, articulando-os à tradição dessa técnica. Esse projeto contempla trabalhos no vídeo, no cinema, na pintura e na colagem em diferentes mídias. A palestra começa às 10h do dia 21 de novembro (quinta) e a participação é gratuita, sem inscrição prévia.

Como encerramento da programação especial de novembro, no dia 27 (quarta), o professor Lavelle conduzirá alunos e interessados em uma aula de campo abordando o desenho de paisagem cemiterial. Essa ação, que também acontece no Cemitério Municipal, é gratuita, aberta a todos e para participar não é necessário ter experiência prévia de desenho. No dia, os participantes devem levar material de desenho, como prancheta, lápis e folhas de papel.

Serviço:

Visita Guiada Temática ao Cemitério Municipal

"O legado de Alfredo Andersen: o mestre e seus discípulos"

Data: 16 de novembro, às 9h

Local: Cemitério Municipal São Francisco de Paula - Praça Padre João Sotto Maior - São Francisco, Curitiba

Natureza do imprevisível

Bate-papo com Arthur L. do Carmo

Data: 18 de novembro, às 19h

Local: Museu Casa Alfredo Andersen (Academia Andersen)

Colagem e Processo Artístico

Palestra com Jomi

Data: 21 de novembro, às 10h

Local: Museu Casa Alfredo Andersen (Academia Andersen)

Fazer artístico na Cemitério Municipal

Aula aberta

Data: 27 de novembro, às 14h

Local: Cemitério Municipal São Francisco de Paula - Praça Padre João Sotto Maior - São Francisco, Curitiba