Na manhã do dia 12 de novembro, por volta das 08h30, a Central de Operações do 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM) recebeu informações da Agência Local de Inteligência e do Grupo NEPOM da Polícia Federal sobre um veículo suspeito, modelo I/VW Amarok V6, cor branca, que estaria transportando drogas ilícitas pela BR-487, também conhecida como Estrada Boiadeira, com destino ao município de Campo Mourão.
Com a comunicação das informações, equipes da Polícia Militar foram acionadas e distribuídas nas principais rotas de acesso da região para tentar interceptar o veículo. O comandante da 1ª Companhia do 11º BPM conseguiu localizar a caminhonete no quilômetro 201, próximo ao trevo de acesso a Luiziana.
A abordagem foi realizada com o apoio das equipes da Patrulha Rural e dos destacamentos locais de Luiziana. Utilizando sinais sonoros, luminosos e verbalizações, as equipes conseguiram parar o veículo e identificaram seus ocupantes — um homem e uma mulher. Após uma busca inicial, não foram encontrados ilícitos.
Contudo, com a chegada da Equipe RPA Extrajornada e do Grupo NEPOM da Polícia Federal para uma revista minuciosa, foi localizado um compartimento oculto no assoalho do veículo. Dentro desse compartimento, acima da caixa de descarga, foram encontrados 70 tabletes de substância análoga ao crack, pesando 70 kg.
Ao serem questionados, os ocupantes informaram que o destino da carga era Curitiba. Diante das evidências, os envolvidos receberam voz de prisão por parte da equipe da Polícia Federal. Eles foram encaminhados, juntamente com a droga apreendida e o veículo, à Delegacia de Polícia Federal de Maringá para a realização dos procedimentos de Polícia Judiciária.