O Povoado Serrinha, zona rural de São Francisco do Piauí, recebe nesta sexta-feira (8) a peça teatral “Vestida de Roça”, trazendo uma narrativa comovente e autêntica inspirada nas histórias reais de 13 idosas negras e uma indígena. Os relatos foram coletados entre maio e julho de 2024 pelo projeto Rememórias, que ouviu as vivências dessas mulheres nas comunidades rurais de Serrinha e Veredas. A entrada é franca, com uma sessão às 18h (para idosos e PCD) e outra às 20h (público geral), no Clube do Jacaré.
Com uma narrativa construída a partir de vivências de mulheres que cresceram em um cenário de muita luta e escassez, o espetáculo reflete a dura realidade de uma infância marcada pelo trabalho árduo, necessário para a sobrevivência familiar, e pela falta de oportunidades, como o acesso à educação e à brincadeira.
Em seus relatos, essas idosas lembram uma rotina onde o tempo para ser criança não existia — 70% das entrevistadas disseram não ter tido oportunidade de brincar, e 15 das 16 não puderam frequentar a escola devido ao trabalho incessante. “Na escola eu só pensava nos trabalhos que tinha para fazer. Não dava tempo estudar”, diz uma das entrevistadas
O espetáculo reúne cenas que nos transportam para a realidade atemporal da vida sertaneja, através de pequenas esquetes interligadas que refletem o cotidiano e os desafios das mulheres do sertão. O público, ao assistir, pode se identificar e reconhecer pedaços de sua própria história, contada por essas personagens que trazem à tona aspectos do imaginário rural, como as brincadeiras antigas “meu lado direito”, “corre-corre lacoxia” e as noites de forró à luz de candeeiro.
A dramaturgia também aborda, de forma poética, a perda da memória, acompanhando a personagem idosa, que, ao longo de um dia, busca uma companhia ausente enquanto relembra momentos de sua trajetória. Em um toque interativo e sensível, o espetáculo convida uma pessoa idosa da plateia a compartilhar suas próprias memórias no palco, celebrando e dando protagonismo às suas vivências.
Além da riqueza de seus diálogos e encenações, “Vestida de Roça” é uma experiência musical, contando com quatro canções compostas especialmente para a peça. A música-título, “Vestida de Roça”, traduz a dualidade de alegria e dor das mulheres do campo e faz um apelo por respeito e escuta às pessoas idosas.
Serviço:
Apresentações gratuitas:
- Estreia: 08/11 no Povoado Serrinha
- Próximas apresentações:
- 09/11 - Sindicato dos Trabalhadores Rurais em São Francisco
- 12/11 - Centro Paroquial em Nazaré
- 15 e 16/11 - Teatro Maria Bonita em Floriano
Sessões: 18h (para idosos e PCD) e 20h (público geral)
Mín. 18° Máx. 23°