Floriano testemunhou, nesta terça-feira (5), um marco importante para a cultura local com o lançamento do curta-documentário Bença, dirigido por Tarso Tapety, no Cine Teatro Maria Bonita.
A obra celebra a tradição das rezadeiras e a sabedoria de Dona Jovita Borges e marcou o início do Projeto “Cine Maria”. Além de sua exibição, o curta será usado como material de estudo em uma das oficinas que fazem parte da programação do projeto.
O projeto “Cine Maria” visa revitalizar o Cine Teatro Maria Bonita por meio de uma série de melhorias estruturais e tecnológicas, como a reforma da estrutura física, que inclui a reestruturação dos banheiros, fachada e segurança do espaço, instalação de câmeras, cerca elétrica e um novo sistema elétrico.
Além da reforma estrutural, o espaço recebeu a modernização dos equipamentos de projeção e som, com a aquisição de novos projetores, microfones e ar-condicionados para oferecer maior conforto e qualidade audiovisual. As melhorias buscam transformar o cinema em um espaço mais moderno, seguro e acessível para a população.
Exibições gratuitas de filmes locais e nordestinos
A programação do Cine Maria inclui exibições semanais gratuitas de filmes piauiense e nordestinos, proporcionando acesso à cultura local e ampliando a visibilidade das produções cinematográficas da região.
O projeto estima um público mensal de cerca de 5 mil pessoas, entre espectadores das exibições, participantes das oficinas, palestras e debates.
Oficinas e atividades formativas
O Cine Maria oferecerá as oficinas "Operação de câmeras e captura de som", "Direção de cena e interpretação para cinema e TV", além de "Produção e direção com ferramentas móveis", que será ministrada por Tarso Tapety, onde os participantes aprenderão a criar conteúdos audiovisuais com o uso de dispositivos móveis, como celulares. As oficinas são voltadas para a formação técnica e artística no audiovisual.
Além das oficinas, o projeto contará com palestras de cineastas experientes e debates com diretores, atores e técnicos dos filmes exibidos, criando um espaço para troca de experiências e discussões sobre o cenário cinematográfico.
Impacto social e acessibilidade
Segundo o coordenador do projeto, Francisco Ribeiro, o Cine Maria foi pensado para atender a todas as camadas da população, com um foco especial em crianças, jovens, alunos da rede pública e comunidades de áreas de risco. Ao longo de sua realização, espera-se impactar diretamente cerca de 50 mil pessoas.
O projeto Cine Maria é uma realização do Grupo Cultura de Rua de Floriano, com apoio da Lei Paulo Gustavo e da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal.
O Cine Maria representa uma oportunidade de democratizar o acesso ao cinema e de fortalecer a produção cultural local, fazendo de Floriano um novo polo de criação e apreciação cinematográfica.
Mín. 18° Máx. 26°