FOTO: Acervo do coordenador do evento, Carlos Filipe Reis Costa Guimarães
Em Parintins (distante 369 quilômetros da capital), inicia-se no dia 29de outubro, das 8h às 14h, o 3° Encontro para Difusão da Ciência e da Cultura do Empreendedorismo e Inovação para o Desenvolvimento Regional. O evento, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), segue com atividades até 31 de outubro, no Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
Amparado via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), edital n° 003/2024 da Fapeam, o encontro visa difundir no interior do estado a importância da ciência e da tecnologia, aliadas ao empreendedorismo e inovação, tendendo as demandas regionais para o desenvolvimento da bioeconomia.
O coordenador do evento e doutor em química, Carlos Filipe Reis Costa Guimarães, do Ifam, tem a expectativa de que a atividade possa definir um marco no Movimento de Disseminação da Ciência, de antes e depois do evento, especialmente, do empreendedorismo e da inovação na cidade.
“A ideia desse evento é ser o fator iniciante de movimentos estratégicos que incentivem a ciência, o empreendedorismo e a inovação, despertando a proatividade e criando novas oportunidades para os estudantes de Parintins”, afirmou.
O público-alvo da atividade inclui estudantes de nível médio técnico e do ensino superior. A estimativa de participação é de aproximadamente 50 alunos.
A programação é composta por palestras e oficinas sobre ferramentas para o desenvolvimento de negócios, além de atividades práticas que permitirão aos participantes aplicar esses conhecimentos no desenvolvimento de ideias inovadoras.
Apoio da Fapeam
O POP CT&I incentiva e apoia a realização de eventos de Popularização da Ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida prioritariamente no interior do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar o conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia/2024 e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.
Os projetos devem propor a organização e execução de atividades que abordem as diversas áreas do conhecimento, como também o tema da de “Biomas Brasileiros: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais.
“Como principal instituição de incentivo à pesquisa científica, tecnológica e de inovação na região, a Fapeam está permitindo que levemos atividades de impacto para o interior do estado”, concluiu.
Eventos científicos da Fapeam
A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-3/