O Museu Paranaense (MUPA) inaugura no dia 17 de outubro, às 19h, a exposição individual "Aos espíritos minerais", que reúne trabalhos da artista mineira Luana Vitra. A mostra é composta por desenhos e esculturas instalativas, algumas inéditas, que refletem acerca de qualidades espirituais e afetivas de elementos do reino mineral, como ferro, cobre e chumbo. A mostra vai ocupar a sala Lange de Morretes de outubro de 2024 a março de 2025. A entrada para a inauguração é gratuita.
A pesquisa de Luana Vitra sobre os minerais é intimamente ligada à sua origem mineira e propõe reflexões sobre os traumas de um passado marcado pela escravidão e séculos de extrativismo. A partir dessa paisagem, a artista se conecta com o reino mineral para refletir sobre corpo, afetividade e transformação. Em “Aos espíritos minerais”, que tem a pedra de minério de ferro como elemento central, a artista coloca em diálogo a gravidade, a espiritualidade, a atração e repulsão, reconfigurando símbolos e subjetividades por meio da matéria.
Anelis Assumpção, que assina o texto da exposição, descreve a obra de Luana. “Crescida sobre o ferro que constitui o solo mineiro de sua existência, Luana está ancorada nessa materialidade. Desde seu bisavô mineiro e toda uma família ligada a metais e minerais anteriores a seu corpo, até a mola do tempo atual lhe empurrar para essa excursão transformadora e metalinguística, Luana traz no sangue o ferro que lhe garante a saúde e o sustento”.
Tendo realizado exposições nacionais e internacionais, no ano passado, a artista foi uma das vencedoras do “Prêmio PIPA” e uma das comissionadas na 35ª Bienal de São Paulo, com “Coreografias do Impossível”, exposição que a trouxe pela primeira vez a Curitiba. Agora, expor no Museu Paranaense é, para Luana, uma chance de seguir em diálogo com a cidade. “Acredito que essa exposição no Museu Paranaense é uma oportunidade para gente compartilhar mais profundamente acerca das minhas pesquisas em relação ao reino mineral”, afirma a artista.
“Aos espíritos minerais” é apresentada pelo Museu Paranaense e Ministério da Cultura. Tem como patrocinadores Platinum, a Volvo; Ouro, a Sanepar e a Copel; e Prata, a Fomento Paraná, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Exposições e novas histórias: eventos para o público infantil marcam Mês da Criança na BPP
ARTISTA– Luana Vitra, nasceu em Contagem, Minas Gerais, em 1995, e cresceu no Estado, numa região conhecida por paisagens naturais monumentais e marcada pelas atividades industriais da mineração. Experimentou desde sempre, portanto, as diversas manifestações possíveis do ferro e da fuligem.
Gestada entre a marcenaria — pelo lado do pai — e o manejo das palavras — por parte da mãe —, sua prática parte de processos que reconhecem as qualidades físicas e os contornos sutis da matéria, e investigam a infusão psicoemocional das paisagens. A partir de composições realizadas com uma ampla gama de materiais, seus objetos e instalações reconfiguram símbolos universais e elaboram outros, especialmente investidos nas qualidades da matéria, evocando poesia, discutindo subjetividades e suscitando questionamentos políticos.
Serviço:
Exposição: "Aos espíritos minerais", de Luana Vitra
Inauguração: Quinta-feira, 17 de outubro, às 19h
Período de visitação: Outubro de 2024 a março de 2025
Local: R. Kellers, 289 - São Francisco, Curitiba
Entrada gratuita
Mín. 16° Máx. 29°