Cultura Cultura
Agenda cultural tem despedida de "Extravagâncias", Lulu Santos e oficinas inclusivas
A semana começa com diversas atividades culturais que prometem movimentar a cidade, oferecendo eventos para todas as idades e públicos, com foco e...
27/09/2024 09h20
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A programação cultural do Estado tem diversas atividades que prometem movimentar a cidade, oferecendo eventos para todas as idades e públicos, com foco em literatura, artes visuais, fotografia e inclusão. Os equipamentos administrados pelo Governo do Estado oferecem inúmeras opções.

O Teatro Guaíra recebe o icônico Lulu Santos, que promete uma viagem nostálgica pelos seus maiores sucessos. Já no Guairinha, a comédia "Moulin Drag" apresenta um intenso caso de amor entre Rubens Christian, um jovem poeta king e Satine Profunda, a drag queen estrela do famoso cabaré.

A agenda celebra a diversidade artística e promove encontros acessíveis. Para quem busca interações inclusivas, a Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná promove o "Encontro de Eficientes", reunindo pessoas cegas e com baixa visão para um espaço de acolhimento e debate.

O Museu Oscar Niemeyer também se destaca com a oficina "Aquarelando" para neurodivergentes e uma visita especial para pessoas com deficiência visual. No museu também é o último fim de semana da exposição “Extravagâncias”, da portuguesa Joana Vasconcelos.

Continua após a publicidade

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Jornal Cândido– A 154ª edição do periódico on-line está disponível, com uma reportagem especial de Marianna Camargo sobre o jornalismo em quadrinhos, prática que utiliza a dinâmica dos desenhos para promover novas formas de contar histórias, aprimorando a capacidade de apuração, estruturação e publicação de reportagens e outros materiais jornalísticos.

A publicação também traz uma crônica de Carlitos Marinho sobre sua conversa e visita a Edival Perrini, poeta e psicanalista curitibano; um artigo sobre Teixeira e SouSa, autor de O Filho do Pescador (1843), considerado o primeiro romance brasileiro; e um ensaio fotográfico de Melvin Quaresma, que propõe uma reflexão sobre autoria em autorretratos, além de outros conteúdos inéditos. Acesse em bpp.pr.gov.br/Candido .

Ler Junto– Os encontros acontecem todas às segundas-feiras, às 18h30, com leitura guiada do professor Guilherme Shibata e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 30, é “Talpa”, de Juan Rulfo, no Auditório da BPP.

Oficina Permanente de Poesia– Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia. Coordenada pela escritora Lilia Souza, o evento acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação, com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo encontro acontece no dia 3.

Lançamento do livro “Acidentes Radiológicos”– É nesta sexta-feira (27), às 17h, no auditório da Biblioteca, com uma apresentação de slides e um bate-papo sobre o tema com Paola da Costa Rosa, autora do livro, pesquisadora e divulgadora científica.

3ª Mostra Literatura Paraná– Nesta sexta-feira (27), das 9h30 às 13h, o auditório da BPP recebe, por meio do projeto de incentivo à leitura e valorização da literatura paranaense, crianças e jovens dos bairros Vila Torres, Parolin e CIC para o último dia das apresentações. Eles terão a oportunidade de participar de um bate-papo com a escritora Jaqueline Conte e das atividades de contação de histórias com Ailén Roberto e Erick Herculano. O evento, que iniciou dia 24, é aberto ao público geral.

Encontro de Eficientes– Uma vez por mês, a Seção Braille promove encontros para pessoas cegas ou com baixa visão, familiares e amigos. O evento foi criado para proporcionar um espaço de acolhimento e debates sobre temas de interesse da turma presente no dia. O próximo encontro acontece nesta sexta-feira (27), das 14h às 17h, com capacidade máxima de 25 pessoas, na sala Coworking da Biblioteca.

Exposição fotográfica– A partir do dia 1º de outubro, a exposição fotográfica com registros dos quatro vencedores do 2º Concurso Fotográfico de Corpus Christi, promovido pela Arquidiocese de Curitiba, estará em exibição em biombos no hall térreo. A mostra vai permanecer até o dia 15 de outubro e pode ser visitada durante o horário de funcionamento da BPP.

Seminário de fotografia– “Retina Eletrônica”, evento de imersão no mundo da fotografia, acontece nos dias 2, 3 e 4 de outubro, com mostra de trabalhos e palestras dos seis artistas: João Debs, Ricardo Pozzo, Daniel Caron, Larissa Adamowski, Nicole Lima e Lina Faria. O evento será no auditório, das 17h às 19h30.

Seção Infantil

Cine Pipoca– Evento realizado uma vez por mês pela Seção Infantil da Biblioteca. O filme selecionado para setembro, que será exibido nesta sexta-feira (27), é “O Gigante de Ferro” (1996), dirigido por Brad Bird. O evento é aberto ao público e acontece das 14h30 às 16h, no Auditório da BPP.

Hora do Conto– Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h.

Contação de Histórias– Com Thaísa Camargo, formada em Letras, artesã e autora do livro infantil “Juju e seu amigo Sr. Wolf”. É no próximo sábado, dia 28, às 11h.

Sábado Lúdico– Encontro para ensino de RPG e jogos de tabuleiro para iniciantes de 6 a 12 anos. Os eventos acontecem dois sábados por mês no aquário do Multimeios, em frente à Gibiteca, das 10h às 12h. O próximo será no dia 28.

Leitura Amiga– Leitura de livros por crianças visitantes para os animais adestrados da ONG Cão Amigo, com coordenação da escritora Célia Cris. No sábado (28), às 10h. Em caso de chuva, o evento será cancelado.

Seção Braille

Exposição de Livros e Histórias em Libras– A Seção Braille promove em seu espaço a exposição desses materiais, que fazem parte do acervo. O evento marca o Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro e, por isso, a exposição se estenderá até o último dia do mês.

Curso de orientação e mobilidade- Nesta sexta-feira (27), das 8h30 às 17h30, na sala de reuniões, a Seção Braille promove um evento exclusivo para professores e pedagogos sobre o ensino de técnicas de acessibilidade para a locomoção diária de pessoas com deficiência visual, com a participação da oficineira e professora Lilian Merege Biglia.

Projeto Cine Inclusivo– Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.

"Quando Se Escuta Com os Olhos" - Classificação: Livre - Média-metragem

"Surdocegueira: O Sentido do Mundo Pelo Tato" - Classificação: Livre - Média-metragem

"Ensaio Sobre a Cegueira" - Classificação: +16 - Longa-metragem

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)

Laboratório de Criação: Grudolagem– A artista Izadora Figueiredo convida o público a explorar sua própria relação com a composição e recomposição de imagens. A partir da técnica de colagem as atividades serão divididas em três oficinas que ocorrerão nos dias 3, 10 e 17 de outubro, sempre às quintas-feiras, das 14h às 16h, na Sala 9 do MAC no MON.

A participação é gratuita e destinada a maiores de 18 anos, mediante inscrição antecipada por meio deste formulário . A inscrição também garante entrada gratuita no MAC no MON.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Brasilidade e cor– Nesta sexta (27), das 10h às 11h30, a artista Cecifrance Aquino, convidada a expor na Sala Rotativa do Museu Alfredo Andersen com a mostra "Segredo da Cor", realiza uma visita mediada. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas ainda presentes no cotidiano em pinturas cheias de brasilidade e cor. O evento reúne os interessados em um bate-papo sobre o processo e produção das obras de Cecifrance. Entrada livre e gratuita.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Música– Na quarta (2), às 18h, a noite musical do projeto semanal Tons Vizinhos – parceria entre MIS-PR e Unespar – traz uma Jam Session. Ou seja, o palco estará aberto para músicos e entusiastas da música se apresentarem em uma sessão de improviso. Entrada livre e gratuita.

Exposição– Em exibição até domingo (29), a exposição "Imagens do MIS: Diálogos Com o Tempo” é composta de imagens reproduzidas das coleções de fotografia do museu. Seu período remonta entre 1910 e 1980. O preto e branco não é uma escolha, é proposta dada pelas próprias imagens e pelos objetos que as reproduziram, chamando para uma imersão temporal: um diálogo com o tempo. Foi pensada de modo a incluir pessoas com baixa ou nenhuma visão, tendo todas as imagens um QR code com a audiodescrição.

Museu Paranaense (MUPA)

Oficina infantojuvenil – Nas quartas e sextas-feiras de outubro, o projeto "Oficina História com as Mãos", iniciativa voltada para crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, envolverá a disciplina de História de maneira divertida e criativa, por meio da prática da encadernação artesanal. As oficinas são gratuitas e possuem intérprete de Libras. Para participar é preciso se inscrever por meio deste formulário e escolher uma das cinco turmas disponíveis, cada uma com a duração de dois encontros.

No primeiro encontro, os participantes ouvirão sobre lendas paranaenses, noções de história, fonte e documento, e vão refletir sobre sua própria história. O segundo será uma troca de experiências, a partir da inserção no ambiente do museu. A primeira turma tem o início previsto para quarta-feira (2), das 14h às 17h.

Para crianças– No domingo (29), entre 11h e 15h, o MUPA terá a atividade educativa “A árvore museu”, voltada para o público infantil de 6 a 12 anos. As crianças terão um desenho interativo para colorir, com informações sobre peças do acervo. A partir disso, elas podem fazer um percurso investigativo pelas exposições do museu, motivadas a procurar por obras que tenham relação com as árvores. A ação é gratuita e não necessita inscrição.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Últimos dias– A exposição “Extravagâncias”, de Joana Vasconcelos, pode ser vista até este domingo (29), em exibição na rampa, túnel, Espaço Araucária, Torre, Olho e Parcão do museu. Com curadoria de Marc Pottier, a mostra apresenta texturas e tecidos confeccionados à mão na maior exposição individual da artista portuguesa no Brasil proporciona ao público uma imersão nas suas obras grandiosas.

MON para Todos– No sábado (28), das 10h às 12h, o museu promove uma visita dedicada às pessoas cegas ou de baixa visão. Elas serão apresentadas as obras do Pátio das Esculturas do MON e participarão de uma oficina sensorial com argila, texturas e formas. Inscrições AQUI .

Aquarela para neurodivergentes– No sábado (28), das 15h às 17h, o museu convida pessoas com mais de 16 anos, autistas ou neurodivergentes, para a oficina Aquarelando, com a artista visual Clara Viana. A aquarela é um material de liberdade que deve ser usado como expressão pessoal e artística. Inscrições disponíveis neste link .

Já no domingo (29), das 15h às 17h, Viana segue com a oficina Aquarelando no MON, mas desta vez para o público autistas ou neurodivergente infantil, de 8 a 12 anos, acompanhadas de um adulto. Inscrições disponíveis neste link .

MON para Todos– No sábado (28), das 10h às 12h, o museu promove uma visita dedicada às pessoas cegas ou de baixa visão. Elas serão apresentadas as obras do Pátio das Esculturas do MON e participarão de uma oficina sensorial com argila, texturas e formas. Inscrições AQUI .

Reciclagem– A atividade do Laboratório de Experiências do mês de outubro tem a temática “Papel reciclado”. A oficina explora as descobertas da produção de papel reciclado e está marcada para quarta (2), com duas sessões: às 10h30 e às 14h30. A segunda sessão do dia conta com intérprete de Libras. A oficina é recomendada para maiores de 3 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

Lulu Santos– O show faz uma verdadeira viagem pela ilustre discografia de Lulu Santos, tocando desde os hits iniciais que ajudaram a consolidar seu nome na indústria musical brasileira, bem como as novas canções. No setlist tem “Tempos Modernos”, “Esse Brilho em Seu Olhar”, “Tão Bem”, “Lei da Selva”, “Adivinha o quê”, “Como Uma Onda”, “Certas Coisas”, “De repente Califórnia”, “Um Certo Alguém”, “Tudo Azul” e outros sucessos. A apresentação será sábado (28), às 21h15. Ingressos disponíveis no Disk Ingressos .

Guairinha

"Moulin Drag" – Ambientada no Largo da Desordem, a peça conta a história do intenso caso de amor entre Rubens Christian, um jovem poeta king e Satine Profunda, a drag queen estrela do famoso cabaré. As apresentações acontecem sábado (28) e domingo (29), às 20h. Ingressos via Deu Balada .

Mini auditório

"Phantasmagoria"– Em um universo steampunk de metal e engrenagens, "Phantasmagoria" é uma válvula de escape de uma realidade sombria. Em um mundo devastado pela Morte Escarlate, uma peste que assola os povos, a trupe Phantasmagoria emerge como um oásis de maravilhas e horrores, viajando por terras arrasadas, com uma fusão única de aberrações bizarras, danças que desafiam a gravidade e uma galeria de bonecos grotescos e encantadores.

As apresentações acontecem de sexta (27) até domingo (29), sendo que a estreia da peça na sexta acontece às 20h, nos outros dias os espetáculos acontecem às 16h30 e às 20h. Entrada gratuita.

José Maria Santos

"Algo pasa aqui"– A peça acompanha o encontro de dois rapazes, um brasileiro e um venezuelano, em uma sacada em Valparaíso, no Chile. O brasileiro está de férias, enquanto o venezuelano mudou-se para o país. O pano de fundo desse romance é o contexto das manifestações de rua que marcaram diversos países latino-americanos no ano de 2019, tendo o epicentro do conflito precisamente nas cidades chilenas de Santiago e Valparaíso.

As apresentações ocorrem de sexta (27) a domingo (29). Sexta e sábado às 20h, domingo às 19h. Os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria do local uma hora antes de cada sessão.

Cinema na Praça

Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do Interior do Paraná que não possuem salas de exibição.

A última sessão do projeto em 2024 ocorre na cidade de Presidente Castelo Branco, nesta sexta (27), na Praça das Palmeiras. Às 19h está marcada a exibição de "As Aventuras do Avião Vermelho”, e às 21h "O Palhaço".

ENDEREÇOS

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.