Foto:Divulgação/Fepiam
A Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) iniciou, nesta terça-feira (24/09), seu estande de artesanato indígena na 46ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas – ExpoAgro 2024. A feira reúne as etnias Tikuna, Kokama, Sateré-Mawe e Baré.
Com entrada gratuita, o estande de artesanato permanecerá aberto até domingo (29/09), último dia da 46ª ExpoAgro, que acontece no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, localizado no Km 2 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista).
O diretor-presidente em exercício da Fepiam, Carlos Alexandre de Oliveira, ressaltou a importância da Expoagro em levar oportunidade aos artesãos indígenas.
”A exposição agropecuária, promovida pelo Governo do Amazonas, preserva a história e contribui para o etnodesenvolvimento. São essas ações que geram autonomia econômica e fortalecem nossos parentes”, destaca Oliveira.
Foto:Divulgação/Fepiam
Durante a exposição, os visitantes do stand poderão encontrar uma variedade de itens artesanais, como objetos de decoração, acessórios, todos elaborados com técnicas tradicionais e materiais nativos, produtos naturais e agricultura familiar indígena.
Para o diretor técnico, Joabe Leonam, o evento proporciona um espaço vibrante para que as comunidades mostrem sua arte e seus produtos, promovendo a preservação de suas tradições e gerando oportunidades de renda e autonomia.
“É um ambiente para explorar a rica cultura dos povos indígenas e apoiar sua preservação. Uma chance para que essas comunidades compartilhem sua arte e produtos com um público mais amplo”, afirma Leonam.