Cultura Cultura
Agenda cultural tem Primavera dos Museus, novas mostras e muitas oficinas gratuitas
Concerto da OSP que encerra o ciclo das 4 Sinfonias de Brahms tem como convidado o renomado pianista brasileiro Cristian Budu. Guairinha recebe es...
20/09/2024 09h40
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A agenda cultural da semana está recheada de eventos culturais imperdíveis para todas as idades e gostos. A Primavera dos Museus chega à sua 18ª edição. Para celebrar o tema da edição deste ano “Museus, acessibilidade e inclusão”, os espaços pertencentes ao Governo do Estado prepararam uma variedade de atividades e mostras que dialogam com o tema. Também tem novas exposições e acervos.

No Guairão, a Orquestra Sinfônica do Paraná faz o encerramento da Série Ouro: ciclo das 4 sinfonias de Brahms. A série de concertos dedicados às quatro sinfonias de Brahms são combinadas com composições de outros grandes compositores românticos. No Guairinha, o espetáculo "Concerto em Ri Menor" traz o palhaço russo Schevchenko e seu amigo e tradutor Sarrafo para conduzir com muito humor um concerto com a interação do público.

O Museu Paranaense ainda recebe “Vênus como mirada”, mostra de Val Souza que a partir de uma série de impressões lenticulares, sobrepõe autorretratos com imagens de mulheres negras do século XIX, criando camadas de conexão histórica que questionam o olhar colonial. O Museu Casa Alfredo Andersen recebe o fotógrafo curitibano João Urban para um bate-papo sobre fotografia, arte e vivências. O MAC-PR tem exposição coletiva e a Biblioteca Pública do Paraná convida o público adulto e infantil para a série de oficinas, filmes e muitas outras atividades.

Confira a programação completa:

Continua após a publicidade

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Jornal Cândido– A 154ª edição do periódico online está disponível , com uma reportagem especial de Marianna Camargo sobre o jornalismo em quadrinhos, prática que utiliza a dinâmica dos desenhos para promover novas formas de contar histórias, aprimorando a capacidade de apuração, estruturação e publicação de reportagens e outros materiais jornalísticos.

A publicação também traz uma crônica de Carlitos Marinho sobre sua conversa e visita a Edival Perrini, poeta e psicanalista curitibano; um artigo sobre Teixeira e Souza, autor de O Filho do Pescador (1843), considerado o primeiro romance brasileiro; e um ensaio fotográfico de Melvin Quaresma, que propõe uma reflexão sobre autoria em autorretratos, além de outros conteúdos inéditos.

Ler Junto– Os encontros ocorrem todas as segundas-feiras, às 18h30, com leitura guiada do professor Guilherme Shibata e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 23, é “Os Devaneios do General”, de Érico Veríssimo, no Auditório da BPP.

Oficina Permanente de Poesia– Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia. Coordenada pela escritora Lilia Souza, o evento acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação, com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo encontro acontece dia 26.

Curso de orientação e mobilidade– Nesta sexta-feira, dia 20, das 8h30 às 17h30, no auditório, a Seção Braille promove um evento exclusivo para professores e pedagogos sobre o ensino de técnicas de acessibilidade para a locomoção diária de pessoas com deficiência visual, com a participação da oficineira e professora Lilian Merege Biglia.

Lançamento do livro “Uma Casa com Cheiro de Pão”– Na terça-feira (24), às 17h, será realizado o lançamento do livro, acompanhado de uma sessão de autógrafos com a autora Érica Sarsur, no Hall Térreo. A obra é acessível e inclui um audiolivro gravado pela própria autora, que atuou como voluntária na Seção Braille da BPP durante os anos de 2022 e 2023.

3ª Mostra Literatura Paraná– Na próxima terça (24), quarta (25), quinta (26) e sexta (27), às 9h30 e 14h30, o auditório da BPP recebe, por meio do projeto de incentivo à leitura e valorização da literatura paranaense, crianças e jovens da comunidade Vila Torres. Eles terão a oportunidade de participar de uma série de bate-papos com escritores, além de outras atividades. Confira a programação:

Terça (24), às 14h30: bate-papo com Paulo Biscaia; e Intervenções de Horror, com a companhia Vigor Mortis.

Quarta (25), às 9h30: bate-papo com Josiane Bibas; e Contação de Histórias com Ailén Roberto e Erick Herculano.

Quinta (26), às 14h30: bate-papo com Jaqueline Conte e Contação de Histórias com Ailén Roberto e Erick Herculano.

Sexta (27), às 9h30: bate-papo com a escritora Carol Sakura e exibição da animação “Anacleto, o Balão”.

Seção Infantil

Hora do Conto– Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir desta segunda-feira, 23 de setembro, o conto da semana é “Ernesto: o cãozinho viajante”, de Jochen Stuhrmann.

Contação de Histórias– Contação de histórias com a psicóloga Denise Gomes e a pedagoga Suelen Salles, especialistas em Psicopedagogia. É no próximo sábado, dia 21, às 11h.

Oficina de Fanzine– Com o autor e ilustrador Nilo Trovo, que tem como missão despertar nas crianças o gosto pela leitura aliada ao mundo das artes. É sábado, dia 21, às 11h.

Leitura Amiga– Leitura de livros por crianças visitantes para os animais adestrados da ONG Cão Amigo, com coordenação da escritora Célia Cris. No sábado (14), às 10h.

Seção Braille

Exposição de Livros e Histórias em Libras– A Seção Braille promove em seu espaço a exposição desses materiais, que fazem parte do acervo. O evento marca o Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro e, por isso, a exposição se estenderá até o último dia do mês.

Curso de orientação e mobilidade – Nesta sexta-feira, dia 20, das 8h30 às 17h, no auditório, a Seção Braille promove um evento exclusivo para professores e pedagogos sobre o ensino de técnicas de acessibilidade para a locomoção diária de pessoas com deficiência visual, com a participação da oficineira e professora Lilian Merege Biglia.

Projeto Cine Inclusivo– Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.

"Quando Se Escuta Com os Olhos" | Classificação: Livre | Média-metragem

"Surdocegueira: O Sentido do Mundo Pelo Tato" | Classificação: Livre | Média-metragem

"Ensaio Sobre a Cegueira" | Classificação: +16 | Longa-metragem

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)

Exposição coletiva– Em cartaz de 24 a 29 de setembro, a mostra “Coletiva” reúne trabalhos de artistas que participaram da Sala Aberta, proposta do museu para instaurar um espaço dinâmico de práticas artísticas contemporâneas. Ao longo do projeto, cada artista ocupou a sala expositiva em um respectivo período para apresentar seus trabalhos e criar situações de interação com o público. A exposição repercute todas essas ocupações, formando uma exposição colaborativa com 24 trabalhos que proporcionam ao público um olhar resolutivo sobre os processos de criação e pesquisa do Coletivo Brutas, Rimon Guimarães, Nicholas Steinmetz, Izadora Figueiredo, Akhan e Luiz Moreira.

Oficina– Na terça-feira (24), das 14h às 16h, a oficina “O Cotidiano como Prática de Performance” busca desenvolver a prática da performance arte a partir das relações cotidianas com os objetos presentes no nosso dia a dia. Parte de um desejo em estudar metodologias de pesquisa em performance, pensando em como o comportamento e os gestos são construídos juntos a linguagem. A entrada é gratuita via inscrição neste link .

Colagem– Quarta-feira (25), das 10h30 às 12h, a oficina de colagem “Explorando técnicas mistas” aborda as técnicas básicas de colagem, começando pela escolha de imagens, seguido pelo recorte e finalizando com a composição. Também propõe o uso do giz de cera para desenhar sobre a colagem, mostrando como esses dois elementos podem interagir. A proposta é incentivar os participantes a experimentarem com a sobreposição de imagens e com o desenho para criar efeitos de textura e profundidade na colagem. Entrada livre e gratuita.

Oficina de Mosaico Criativo– Quarta-feira (25), das 14h às 16h, a Instituição Inclusive nas Artes fará uma oficina de mosaico criativo com material alternativo, utilizando retalhos de molduras de madeira sob superfície de papelão. O objetivo é oportunizar a formação criativa e fomentar o desenvolvimento de habilidades artísticas. Tendo a inclusão como princípio, a oficina será um espaço de troca em um ambiente de respeito e empatia, alegre, aproximando as pessoas, aumentando a confiança, auto estima, combate ao stress, autonomia e sociabilidade entre todos. Entrada livre e gratuita.

Festival QUEIMA– Na quarta (25), das 16h às 18h, o museu recebe a direção artística do Festival QUEIMA de Videoclipes para apresentar ao público um recorte na seleção de clipes que ilustram o carácter inventivo e revolucionário da interpretação em Libras, inserida em cada obra exibida. As exibições ocorrerão no Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer.

Bate Papo– Na quinta (26), das 14h às 15h30, o museu promove a conversa “Criação de Janela de Libras para Videoclipes”. Neste espaço, será tratado sobre o processo de criação da acessibilidade linguística dos videoclipes selecionado para o Festival QUEIMA. A elaboração e execução dos recursos foi realizada pela equipe de tradutores ouvintes e não ouvintes da Fluindo Libras, que estarão presentes no bate papo para compartilhar o processo. No Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer. Entrada gratuita via inscrição no link .

Videoclipes temáticos– Quinta-feira (26), das 16h às 18h, a Mostra Temática de Videoclipes – Festival QUEIMA exibe alguns clipes de quatro mostras: LGBTQIAPN+, Independente, Retrospectiva e Mostra Amor À Flor da Pele. Ganha destaque a tradução em Libras dos videoclipes. No Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer. Evento com interpretação em libras. Entrada gratuita via inscrição disponível neste link .

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Fotografia, arte e vivências– Parte da programação da 18ª Primavera dos Museus, na quarta (25), das 18h30 às 20h, o museu recebe o fotógrafo curitibano João Urban para um bate-papo sobre fotografia, arte e vivências. O evento conta com a mediação dos fotógrafos Christian Schonhofen e Wagner Melo. A conversa é aberta para estudantes de fotografia e público em geral. Entrada livre e gratuita.

Brasilidade e cor– Na sexta (27), das 10h às 11h30, a artista Cecifrance Aquino, convidada a expor na Sala Rotativa do Museu Alfredo Andersen, com a mostra "Segredo da Cor", realiza uma visita mediada. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas, ainda presentes no cotidiano, em pinturas cheias de brasilidade e cor. O evento reúne os interessados em um bate-papo sobre o processo e produção das obras de Cecifrance. Entrada livre e gratuita.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Roda de choro– Nesta quarta (25), às 18h, a apresentação musical do projeto semanal Tons Vizinhos – parceria entre MIS-PR e Unespar – traz como repertório uma roda de choro. Entrada livre e gratuita.

Diálogos com o Tempo– Durante a 18ª Primavera dos Museus, de 24 a 29 de setembro, das 10h às 19h, a exposição "Imagens do MIS: Diálogos Com o Tempo” é composta de imagens reproduzidas das coleções de fotografia do museu, pensando na inclusão de pessoas com baixa ou nenhuma visão por meio da audiodescrição. Conceituando a mostra, o preto e branco não é uma escolha, é uma proposta dada pelas próprias imagens e pelos objetos que as reproduziram, chamando o público para uma imersão temporal, um diálogo com o tempo.

Para maiores de 65– Na quarta (25), das 14h às 16h30, o museu promove o “Passeio e Roda de Conversa sobre Música, Rádio e Cinema”, evento exclusivo para maiores de 65 anos. Dentro da proposta de acessibilidade e inclusão da Primavera de Museus deste ano, o museu dedica parte de sua programação ao público idoso.

Neste encontro com a professora Ana Paula Peters (Unespar), os participantes serão guiados pelo MIS, explorando o diálogo da história do rádio, do cinema e da música. Em seguida, haverá uma ação onde serão escutados alguns discos de vinil do acervo do museu, para relembrar os bons momentos da rádio. Entrada livre e gratuita.

CineMIS– Na quinta-feira (26), das 17h30 às 18h30, exibição acessível de filmes de diretores paranaenses, com tradução em Libras e audiodescrição. O evento faz parte da programação da 18ª Primavera dos Museus.

"O Fim da Imagem"– Lucas e Maria decidem se vingar de seus colegas de escola e filmam tudo com o celular, postando o vídeo na internet. Quando o vídeo se torna viral, eles se veem diante das inesperadas consequências desse sucesso repentino. Filme de Gil Baroni.

"Sereia"– É aniversário de Lúcio, uma criança criativa que adora desenhar sereias e brincar com bonecas. No entanto, a presença de um pai intolerante e violento transforma a celebração em um momento sombrio. Filme de Estevan de la Fuente. Entrada livre e gratuita. Público: 16 anos.

Museu Paranaense (MUPA)

Nova exposição– No domingo (22), a partir das 10h, é inaugurada a exposição “Vênus como mirada”, da artista Val Souza. O trabalho parte da pesquisa da artista com autorrepresentação fotográfica para refletir sobre o imaginário social do corpo da mulher negra no Brasil, colocando em tensão noções de beleza, amor, erotismo e sensualidade. A partir de uma série de impressões lenticulares, a artista sobrepõe autorretratos com imagens de mulheres negras do século XIX, criando camadas de conexão histórica que questionam o olhar colonial.

Bate-papo– Na terça (24), às 19h, ocorre a mesa de conversa “Desfazer a trama”. Com entrada gratuita, Val Souza e a jornalista e professora Fabiana Moraes conversam sobre regimes históricos de visibilidade do corpo negro e como, em seu trabalho, a artista o contrapõe ao se apropriar de imagens históricas. Entrada livre e gratuita.

Oficina– Na quarta (25), das 14h às 16h30, ocorre a oficina “Corpo surdo no museu: e agora?”, ministrada pelo artista, educador e produtor cultural, Leonardo Castilho. Ao enxergar o museu como espaço de sociabilidade, a oficina propõe ações que possibilitem o convívio inclusivo e formas de atender pessoas surdas nas instituições.

Voltada para capacitar educadores e profissionais de espaços culturais, na oficina serão discutidos o conceito de "corpo surdo" e sua relação com a experiência museológica, estratégias de recepção e interação para visitantes surdos, e o papel do arte-educador surdo utilizando libras. Parte da programação da 18ª Primavera dos Museus, a atividade é gratuita, com participação via inscrição neste link .

Libras no museu– Na quarta (25), das 19h às 20h30, a mesa de conversa “Libras no museu: políticas, língua e representatividade surda” recebe Leonardo Castilho, Sueli Fernandes, Bianca Spaler, mediação de Rafaela Hoebel e apresentação de Jonatas Medeiros. O bate-papo visa conscientizar as pessoas ouvintes sobre a importância da língua de sinais, trazendo um panorama de políticas linguísticas e de inclusão, experiências de artistas surdos no museu e propostas para imaginar um espaço mais inclusivo. Entrada livre e gratuita.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

MON na Escola– Na quarta (25), com sessão às 9h30 e às 14h, a edição de setembro do programa MON na Escola tem como tema a exposição “Domicio Pedroso: a tessitura urbana como poesia”. Com emissão de declaração de participação, o programa é direcionado a professores das redes pública e privada, educadores e estudantes de áreas correlatas.

Os participantes iniciarão com uma visita mediada à exposição, em exibição na Sala 7, seguida de uma oficina artística, conduzida pela professora Daniela Pedroso. A proposta é refletir sobre as possibilidades educativas da vasta produção do artista paranaense Domício Pedroso. A ação é gratuita, mas é necessário a inscrição prévia neste link .

Videoconferência– Na terça (24), das 14h30 às 16h, o museu promove a videoconferência “MON para todos”, incluída na programação da 18ª Primavera dos Museus. Nesse evento online será apresentado como o Museu desenvolve projetos voltados a pessoas autistas, à sensibilização para a arte das equipes internas e das pessoas com 60 anos ou mais. Inscrições gratuitas antecipadas .

Visita mediada– Na quarta gratuita (25), o museu oferece a mediação da exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, às 15h. A ação será uma oportunidade de mergulhar nas temáticas presentes na trajetória artística de Poty, como o Narrador, o Trabalho, o Xingu, o Sagrado, a Guerra, o Cotidiano, o Viajante, o Muralista e o Retratista. Inscrições liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e estarão sujeitas à lotação.

Centro Cultural Teatro Guaira

Guairão

Série Ouro: ciclo das 4 sinfonias de Brahms– Este é o último concerto da série dedicada às quatro sinfonias de Brahms, combinadas com composições de outros grandes compositores românticos. Neste concerto, a obra do compositor Hekel Tavares será executada pelo pianista brasileiro Cristian Budu, que venceu o Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça. O maestro regente Roberto Tibiriçá irá comandar as apresentações, que ocorrem na quinta (26) às 20h30 e no domingo (29) às 10h30. Ingressos disponíveis via Deu Balada .

Guairinha

"Concerto em Ri Maior" – A peça apresenta o maestro e palhaço Wilson Schevchenko, que tem origem russa e não fala português. Com a ajuda do seu fiel amigo Sarrafo, que atua como tradutor, Schevchenko tenta conduzir um concerto inspirado nas obras da sua família. A interação do público é uma parte essencial da experiência com os espectadores, que são convidados a integrar o coral que acompanha o espetáculo. As apresentações ocorrem no sábado (21) às 20h e no domingo (22) às 19h. Ingressos disponíveis via Deu Balada .

São Roque Aplaude– A Associação São Roque leva ao palco 111 alunos do bairro Guarituba de Piraquara para um concerto com música e literatura que aborda temas como infância, crescimento e fantasia, com os clássicos filmes Disney como plano de fundo. São 2 coros, 1 orquestra e um grupo de atores levando ao palco um espetáculo emocionante. As apresentações ocorrem na terça (24) e na quarta (25), ambas às 20h. A entrada é livre e gratuita.

Miniauditório

"Enquanto a chuva cai" – A fim de levantar questões relacionadas à inclusão, acessibilidade e democratização cultural, a peça usa a expressão corporal e o teatro de objetos para narrar a história de duas crianças que se encontram dentro de uma casa em ruínas no meio da guerra. O menino domina e utiliza a língua portuguesa para se comunicar, enquanto a menina se expressa utilizando os sinais das libras. As apresentações ocorrem na sexta (20) em dois horários, às 09h30 e às 14h30. Ingressos gratuitos.

"O condenado" – O GRUTA (Grupo de Teatro Amador do Colégio Estadual do Paraná) traz ao palco o teatro do absurdo com a peça “O condenado”. A trama apresenta um julgamento onde temas como a cultura do cancelamento, fake news e execuções sumárias são expostos de maneira cômica e cruel. As apresentações ocorrem na quarta (25) e na quinta (26) com sessões às 16h30 e às 20h. Entrada gratuita.

José Maria Santos

"The Mango Tree"– A peça trata sobre os ideais e estereótipos do feminino na sociedade contemporânea e no imaginário popular. Por meio do humor, da ironia e do deboche, a criação provoca questões acerca da presença da mulher nos dias atuais. As apresentações ocorrem de sexta (20) a domingo (22). Sexta e sábado às 20h, domingo às 19h. Ingressos gratuitos.

"Algo pasa aqui" – A peça acompanha o encontro de dois rapazes, um brasileiro e um venezuelano, em uma sacada em Valparaíso, no Chile. O brasileiro está de férias, enquanto o venezuelano mudou-se para o país. O pano de fundo desse romance é o contexto das manifestações de rua que marcaram diversos países latino-americanos no ano de 2019, tendo o epicentro do conflito precisamente nas cidades chilenas de Santiago e Valparaíso.

As apresentações ocorrem de sexta (27) a domingo (29). Sexta e sábado às 20h, domingo às 19h. Os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria do local uma hora antes de cada sessão.

Cinema na Praça

Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do Interior do Paraná que não possuem salas de exibição. Os municípios abaixo exibem "As Aventuras do Avião Vermelho” às 19h, e "O Palhaço" às 21h.

Iguaraçu– Sexta (20). Local: Praça Angelo Baggio

Sabáudia– Sábado (21). Local: Praça da Bandeira

Mandaguari– Terça (24). Local: Praça Independência

Floresta– Quarta (25). Local: Em frente ao Salão Paroquial na Avenida Getúlio Vargas

Ivatuba– Quinta (26). Local: Praça dos Pioneiros

Presidente Castelo Branco– Sexta (27). Local: Praça das Palmeiras

ENDEREÇOS:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.