FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Nesta semana, o Cine Teatro Guarany apresenta duas exibições que prometem atrair amantes do cinema e da cultura regional. A primeira delas acontece na sexta-feira (20/09), às 18h30, com a exibição do documentário “A Lenda do Anselmo: O Encantado do Rio Maués-Açu”, dirigido por Amino Vasconcelos. Já no sábado (21/09), o Cineclube de Arte recebe a mostra “Medrosos Anônimos e Outros Curtas da Lei Paulo Gustavo de Cinema”, das 18h30 às 20h, também no Cine Teatro Guarany.
“A Lenda do Anselmo: O Encantado do Rio Maués-Açu” teve seu lançamento em agosto e já soma mais de 42 mil visualizações no YouTube. O documentário resgata a história de Anselmo, uma figura mítica da cidade de Maués, no Amazonas, pouco conhecida pelas gerações mais jovens.
Amino Vasconcelos, diretor da obra e também músico e compositor, compartilha a importância desse projeto: “O documentário traz de volta uma lenda que os mais antigos conhecem bem, mas que hoje é pouco falada. Queremos mantê-la viva, não só para o público local, mas para o mundo todo”, justifica. O filme, com classificação indicativa livre, será exibido das 18h30 às 19h30, e a entrada é gratuita.
O diretor realçou sua felicidade em poder falar sobre a figura mítica de Anselmo por meio do seu projeto, fazendo com que novas gerações também conheçam sua história. “É uma grande alegria poder eternizar essa história por meio do documentário e compartilhar com um público mais amplo”, comemora.
A exibição desta sexta-feira é uma oportunidade para o público manauara conhecer mais sobre o folclore e as tradições de Maués, promovendo a cultura amazônica e incentivando o resgate de histórias locais. “Convidamos todos para estar conosco e vivenciar essa narrativa tão rica”, completou Amino.
‘Medrosos Anônimos’
Além do documentário de Amino, o Cineclube de Arte seguirá sua programação no sábado (21/09), com a exibição da mostra “Medrosos Anônimos e Outros Curtas da Lei Paulo Gustavo de Cinema”, das 18h30 às 20h, também no Cine Teatro Guarany.
O evento é voltado para maiores de 12 anos e contará com curtas de diversos diretores. Entre os curtas que serão exibidos estão “Medrosos Anônimos”, dirigido por Ramoniel Gomes, que explora o medo de forma poética e divertida, e “Agatha”, de Doug Henrique, um drama sensível que trata de relações familiares.
Outros destaques incluem “FlorZinha”, de Z Leão, e “Sementes da Sabedoria”, de Adria Vasconcelos, curtas que variam em temática, mas compartilham a qualidade e a diversidade da produção cinematográfica local.
As sessões são uma excelente oportunidade para quem deseja apoiar o cinema independente e se aproximar das histórias e narrativas amazônicas, tanto através das lendas do passado, como no caso do documentário de Anselmo, quanto nas questões contemporâneas abordadas pelos cineastas regionais.
Com essa rica programação, o Cineclube reafirma seu compromisso de promover a produção audiovisual independente e o cinema como ferramenta de preservação cultural e conscientização.