O Governo do Paraná deu mais um passo rumo à modernização dos serviços de remoção, guarda e liberação de veículos apreendidos no Estado. Durante a abertura da Semana Nacional do Trânsito , nesta quarta-feira (18), foi realizado o ato de homologação do processo licitatório para a concessão dos pátios veiculares. O procedimento foi validado após o retorno das manifestações do Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar).
Dividida em dois lotes, a concessão prevê investimentos da iniciativa privada e traz uma série de melhorias, com contratos válidos por 20 anos. O primeiro lote, vencido pelo Consórcio Removcar Paraná, abrange 16 pátios localizados nas regiões Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Centro-Sul e Norte Pioneiro. Já o segundo lote, sob responsabilidade da Carvalho Engenharia e Gestão Ltda., cobre 28 pátios nas regiões Centro-Oeste, Noroeste, Norte, Oeste, Sudoeste e parte do Centro-Sul e Norte Pioneiro.
Paraná foi o estado do Sul e Sudeste que mais reduziu as mortes violentas intencionais
O projeto de concessão visa a modernização dos pátios veiculares em todas as regiões do Paraná, com foco em oferecer um serviço mais eficiente e prático para os cidadãos. Além de melhorar a infraestrutura, a concessão permitirá uma economia de aproximadamente R$ 7 milhões anuais aos cofres públicos.
Parte dessa economia será gerada pela otimização do trabalho dos servidores públicos, que poderão ser realocados para outras funções estratégicas do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Além disso, os policiais militares que atualmente fazem a gestão de alguns pátios poderão ser realocados para a Segurança Pública, voltando para a atuação nas ruas.