Cultura Cultura
Para ouvintes e surdos: Miniauditório do Guaíra recebe a peça "Enquanto a Chuva Cai"
Com o intuito de levantar questões relacionadas à inclusão, acessibilidade e democratização cultural, o espetáculo usa a expressão corporal e o te...
16/09/2024 14h30
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório do Teatro Guaíra) receberá na sexta-feira (20) a peça "Enquanto a Chuva Cai", voltada a unir os públicos surdo e ouvinte, associando Libras e Língua Portuguesa em cena, em uma narrativa compreendida por todos. As apresentações serão gratuitas, às 9h30 e às 14h30.

A peça, que estreou em 2016, foi o primeiro espetáculo da Companhia Fluctissonante, idealizada pela atriz Helena de Jorge Portela. Com o intuito de levantar questões relacionadas à inclusão, acessibilidade e democratização cultural, o espetáculo usa a expressão corporal e o teatro de objetos para narrar a história de duas crianças que se encontram dentro de uma casa em ruínas em meio a uma guerra fictícia.

O menino domina e utiliza a Língua Portuguesa para se comunicar enquanto a menina se expressa utilizando os sinais das Libras. O espetáculo ilustra o delicado processo de aproximação e comunicação entre os dois personagens. Nesta guerra, um amigo é como uma fonte no deserto. A barreira linguística, então, não pode ser um empecilho para que se tornem amigos e cúmplices na luta pela sobrevivência.

O espetáculo é uma experiência teatral para todos - famílias, crianças, jovens, adultos, surdos e ouvintes – com interpretação do ator ouvinte Igor Augustho e da atriz surda Gabriela Grigolom, que vem se destacando no cenário cultural nacional em eventos artísticos voltados à comunidade surda. A peça é dirigida por Nautilio Portela, em parceria com a atriz e diretora paranaense Claudete Pereira Jorge, à qual o espetáculo é, hoje, dedicado.

Continua após a publicidade

COMPANHIA FLUCTISSONANTE- A Companhia Fluctissonante é um grupo teatral de Curitiba, idealizado pela atriz e produtora Helena de Jorge Portela que cria e produz espetáculos teatrais acessíveis ao público surdo, pensando a integração do português e de Libras dentro das artes cênicas e da encenação artística de seus espetáculos.

Seu primeiro projeto, “Enquanto a Chuva Cai” é uma criação coletiva do grupo que versa sobre a acessibilidade dentro do universo poético de uma guerra, metaforizada pela chuva que não para de cair. A peça estreou no Festival de Teatro de Curitiba, cumpriu temporada no Teatro Guaíra, circulou por sete cidades de Santa Catarina e, em 2018, voltou para temporada em Curitiba.

Serviço:

"Enquanto a Chuva Cai"

Data: 20/09, sexta-feira

Horário: às 9h30 e às 14h30

Local: Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) - Rua Amintas de Barros, s/nº

Classificação: Livre

Ingressos: Entrada gratuita. Não será necessária a emissão de ingressos