Foto: David Martins/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa apresentou um leque de atrações a população da zona leste de Manaus, durante a 14ª edição do programa Governo Presente, na Escola Estadual Ernesto Penafort, no bairro São José, que incluíram Estêncil em Ecobag e música ao vivo com a cantora Nelly Miranda, entre outros destaques da programação .
Foi realizada também uma Feira de Economia Criativa, além de serviço de orientação para artistas e produtores culturais sobre inscrição no Cadastro Estadual da Cultura, incluindo atualização obrigatória em cadastro já existente.
Foto: David Martins/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A programação começou na quinta-feira (12/09) com a Oficina de Pintura em Ecobag com a Técnica do Estêncil, ministrada pelo artista Turenko Beça, assessor da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Turenko ressaltou a importância da oficina como uma oportunidade para que os participantes adquirissem uma nova habilidade capaz de gerar renda: “É um empreendimento que pode gerar renda para a pessoa que aprender e com certeza a pessoa já sai daqui com uma habilidade a mais”, enfatizou.
Entre os participantes estava Jéssica Patrícia Santana Pinto, que recebeu seu certificado das mãos do governador Wilson Lima e do secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.
Foto: David Martins/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa
“Eu achei muito legal a oficina. Foi uma ótima experiência. Principalmente porque envolveu cultura, que nem sempre tem a atenção devida”, afirmou Jéssica, que se disse muito satisfeita com a nova habilidade adquirida. “Foi bem legal para a minha evolução. Eu vou levar muito para a minha vida, gosto muito de pintar também. Então, acho que foi uma ótima evolução”, declarou.
O evento também contou com a presença especial da cantora Nelly Miranda, que encantou o público com sucessos dos bois Caprichoso e Garantido, além de grandes hits da MPB. As ações da cultura também envolveram o ventríloquo Odinei Aguiar com seu boneco Luizinho e o palhaço Cleiciano Cardoso, que fizeram a alegria da criançada presente.
Foto: David Martins/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Cadastro Estadual da Cultura
Mais uma vez o atendimento para a inscrição no Cadastro Estadual da Cultura recebeu artistas e fazedores de cultura que tinham dúvidas sobre o Cadastro, permitindo que eles se registrassem para participar de várias ações promovidas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, como os editais de fomento à cultura, por exemplo.
Se inscrever no Cadastro Estadual da Cultura é fundamental para concorrer em editais, como os da Política Nacional Aldir Blanc, que serão lançados na próxima terça-feira (17/09). Os artistas e produtores culturais que já estão inscritos no cadastro também precisam realizar a atualização para participar.
Foto: David Martins/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Humanização das ações
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, ressaltou a humanização das ações da Cultura, como um dos pontos altos da participação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. “Penso que a gente trabalha muito o lado humano das pessoas, o lado sensível. É muito bacana esse trabalho que é feito com as crianças aqui, por exemplo, pelos nossos animadores”, declarou o secretário.
Marcos Apolo também pontuou a realização da busca ativa com o Cadastro Estadual da Cultura chegando aos bairros e as oficinas que são ministradas nas edições do Governo Presente. “Isso permite que as pessoas tenham a oportunidade de aguçar o seu talento, mas acima de tudo adquirir conhecimento e com isso a gente gera oportunidade à sociedade, para todos aqueles que compreendem na arte, na cultura, na economia criativa um método transformador de vidas acima de tudo”, disse o secretário.