Esportes Esporte
Paraná Combate 2024 vai reunir mais de 2 mil participantes em Pato Branco
Principal competição de artes marciais do Estado levará ao município do Sudoeste 1,5 mil atletas, além de técnicos, árbitros e dirigentes de feder...
05/09/2024 20h05
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Paraná Combate, principal competição de artes marciais do Estado, reunirá mais de 1,5 mil atletas em Pato Branco, no Sudoeste, de quarta-feira a domingo da próxima semana (11 a 15 de setembro). Será a quarta edição da competição que foi idealizada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e criada em 2021.

A previsão é que o evento leve a Pato Branco cerca de 2 mil pessoas, entre atletas, técnicos e árbitros, de 71 municípios. Serão dez modalidades: muay thai, kung fu, wrestling, judô, kickboxing, karate, capoeira, boxe, jiu jitsu e taekwondo, nas categorias juventude (de 15 a 17 anos) e adulto (acima dos 18 anos). À exceção do karatê e da capoeira, as demais modalidades serão disputadas simultaneamente, em um único espaço, no Centro de Eventos Prefeito Astério Rigon.

O Paraná Combate faz parte dos Jogos Oficiais promovidos pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES). A competição tem a parceria das federações das modalidades e conta, ainda, com 300 inscritos entre comissão técnica, staff e dirigentes, além de 250 árbitros e profissionais contratados.

“As artes marciais têm muita força no nosso Estado”, diz o coordenador de Jogos de Rendimento da SEES, Emerson Venturini. "O Paraná Combate é um evento singular no país, não existe nada com investimento público parecido com o que fazemos aqui", afirma. As duas primeiras edições, em 2021 e 2022, aconteceram em Londrina. Ano passado, Cascavel sediou a terceira edição do torneio, com participação de 2,2 mil pessoas.

Continua após a publicidade

Os documentos oficiais do Paraná Combate (boletins, programação, resultados) estarão disponíveis em breve no site da Secretaria do Esporte neste link .