Cultura Amazonas
Festival de Cirandas 2024: Estrutura do Governo do Estado pronta para receber temporada de cirandas de Manacapuru
O festival inicia nesta sexta-feira (30/08) e conta com mais de 1.200 servidores do estado atuando na operacionalização do evento...
30/08/2024 16h21
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas

Foto: Arquivo/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Uma ação conjunta envolvendo diferentes áreas de atuação do Governo do Estado foi montada para atender a 26ª edição do Festival de Cirandas de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus). As apresentações das cirandas no Parque do Ingá, começam nesta sexta-feira (30/08), a partir das 21h30, com a Ciranda Tradicional, no sábado (31/08) é a vez da Flor Matizada e, domingo (1º/09), a Guerreiros Mura. A entrada é gratuita.

O festival contará com um esquema de operacionalização, envolvendo mais de 1.200 servidores do estado. Promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a festa recebe apoio das secretarias e órgãos estaduais, municipais e instituições parceiras. Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a ação conjunta na realização do Festival de Cirandas impacta em vários aspectos.

Continua após a publicidade

“Os festivais de cultura popular, promovidos pelo Governo do Amazonas, dependem desta integração de todo aparato do estado, da saúde, segurança, passando pela mobilidade urbana, trânsito e demais órgãos. O resultado desta operação, de várias mãos, é uma estrutura organizada que reflete na economia aquecida, formação de postos de trabalho e a valorização do turismo local”, afirma o secretário.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Arquivo/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Ações integradas

Durante a temporada, o policiamento receberá reforço do efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública (SSP), além disso, será somada à estrutura, equipamentos de segurança, viaturas e mais de 40 câmeras de monitoramento de alta tecnologia instaladas na cidade.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) disponibilizará para o Hospital Geral de Manacapuru apoio com médicos, ambulância, oxigênio e medicamentos. A segurança no trânsito também receberá o apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) que, em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), implementará uma ação conjunta de orientação e fiscalização, contando com agentes de trânsito em diferentes turnos, nos três dias de festival.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Arquivo/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Acessibilidade

Assim como acontece em todas as ações culturais promovidas pelo Governo do Estado, o Festival de Cirandas de Manacapuru terá espaço acessível às Pessoas com Deficiência (PcDs). A Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), disponibilizará uma equipe de profissionais capacitados, na entrada do Parque do Ingá, para receber e conduzir os PcDs, ao espaço reservado na arquibancada.

No local, estará disponível o recurso de Libras e audiodescrição e cada PcD tem direito a um acompanhante. Não necessita de agendamento ou credenciamento prévio.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Arquivo/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Entrada de menores

Menores de 5 anos não poderão assistir às apresentações do 26º Festival de Cirandas de Manacapuru. A decisão é da 2ª Vara da Comarca de Manacapuru, expedida na Portaria nº 002-2V/MPU, do dia 26 de agosto de 2024. Ao Governo do Amazonas, cabe a garantia dos direitos infantojuvenis, com orientação de pais e responsáveis por meio da Sejusc.

As crianças de 5 até 12 anos poderão participar do evento na arena e no perímetro no entorno do Parque Ingá, até a meia-noite, somente no limite estabelecido pela Secretaria de Segurança Pública, desde que acompanhadas pelos pais ou responsáveis legais. Adolescentes a partir de 13 anos completos, podem permanecer após a meia-noite, na arena e no perímetro em torno do parque, devendo estar acompanhados por seus responsáveis.