Na próxima terça-feira (03/09), às 19h30, ocorre o encerramento da residência “Por uma práxis da pergunta: residência de investigação crítica em práticas de curadoria e mediação”, conduzida pelo Laboratório de Imaginário Radical, projeto de extensão universitária vinculado ao Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Museu Paranaense (MUPA) . A entrada é gratuita e aberta ao público.
No encerramento, os residentes vão compartilhar as reflexões e questões mobilizadas ao longo dos meses da residência, que ocorre desde março. Participaram dos encontros o Núcleo Educativo do MUPA, estudantes da disciplina de Práticas em Curadoria e Mediação da UFPR e profissionais do campo da mediação cultural.
A partir do desejo compartilhado entre o Museu Paranaense e o Laboratório de Imaginário Radical, que é um projeto da professora Fabrícia Jordão da UFPR, o MUPA criou a residência para servir como um espaço para investigações críticas acerca dos processos de mediação cultural, educação e experiência sensível.
No MON: artista Domicio Pedroso é tema do Arte para Maiores de setembro
A residência articulou três eixos de problematização: o museu situado, sobre a instituição cultural como uma esfera do comum; políticas da mediação, sobre a produção de conhecimento e educação nos museus; e o olhar de corpo inteiro, sobre a desaceleração reflexiva e as experiências sensíveis nos museus.
Além disso, a residência contou com um ciclo de três conversas abertas ao público com as pesquisadoras Mônica Hoff, Natália de La Rosa e Karina Dias, que refletiram sobre temas como práticas de curadoria, mediação, produção de conhecimentos no museu, entre outros assuntos.
Serviço:
Encerramento de residência do MUPA
Data: terça-feira (03), 19h30
Aberto ao público
Local: Museu Paranaense – Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba/PR