Cultura Amazonas
Grupo Yólotl Latino apresenta o 3º Festival Intercultural no Palácio Rio Negro
Durante dois dias de evento, vários amigos de diferentes partes do mundo se juntam para celebrar a cultura latino-americana...
23/08/2024 18h21
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas

Foto:Divulgação

O Centro Cultural Palácio do Rio Negro recebe nesta sexta-feira (23/08), às 20h, e no sábado (24/08), às 17h, o 3º Festival Intercultural, com o Grupo Yólotl Latino. Promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o evento é gratuito e tem como objetivo não apenas promover habilidades musicais, mas também a compreensão e o respeito pela diversidade cultural.

Como parte da programação, o evento receberá dois concertos do grupo Yólotl Latino, formado por integrantes de diferentes países da América Latina que buscam criar um vínculo entre a música erudita e a música popular.

Continua após a publicidade

Integrante do grupo, Bogdan Hudzelaits, 22 anos, natural de Manaus, comenta sobre a iniciativa: “O Festival é uma iniciativa de amigos de diferentes partes do mundo, que se juntam para celebrar a cultura latino-americana. Além de contar com concertos didáticos em escolas, aulas de música e apresentações”, disse o músico.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto:Divulgação

Sobre o grupo

O conjunto é formado pela violinista brasileira Nathalia Oliveira, o músico Bogdan Hudzelaits e o violinista Vinícius Gomes de Oliveira Sousa, o tenor boliviano Rodrigo Alegre Vargas, os colombianos Daniel Medina Arango na viola e Juan Felipe Osorio no violão e, do México, o pianista Daniel Ochoa Gaxiola e o violoncelista Isaac Fernández Uribe.

Yólotl Latino é um conjunto formado por jovens latino-americanos, em sua maioria estudantes de música da “Universtität Mozarteum” de Salzburgo. O grupo realiza uma fusão nos seus eventos, com o intuito de hierarquizar estilos e desenvolver um novo modelo de concerto que rompa com as formas já estabelecidas, principalmente devido à tradição europeia.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto:Divulgação

O nome do grupo é resultado do confronto de dois mundos, pois utiliza dois termos etimologicamente distantes (nahuatl, língua da Cultura Asteca, ainda viva no México, e Latim) para sintetizar a união dos dois povos. ‘Yólotl’, que em nahuatl significa coração e latino, em espanhol é usado como adjetivo que se refere às pessoas de países da América que possuem, até o momento, uma das línguas que evoluíram do latim. Grupo de pessoas ao qual pertencemos, portanto, Yólotl significa: Coração Latino.