Segurança Segurança Pública
Combate ao crime na fronteira é tema de reunião de todas as forças em Foz do Iguaçu
O encontro, que ocorreu nesta quinta e sexta-feira, uniu pela primeira vez representantes dos Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFron)...
23/08/2024 17h05
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

Forças de segurança estaduais, federais e municipais se reuniram em Foz do Iguaçu para discutir ações conjuntas no combate à criminalidade. O encontro, que ocorreu nesta quinta e sexta-feira uniu pela primeira vez, representantes dos Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFron) e do Litoral (GGIL) do Paraná, Receita Federal, Forças Armadas e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para debater temas relacionados ao enfrentamento ao crime organizado no Estado.

“O debate conjunto sobre operações e estratégias de combate ao crime organizado, em especial os transfronteiriços, como tráfico de drogas e tráfico internacional, nos traz novas perspectivas e possibilidades de atuação. A soma de esforços entre as instituições nos permite elaborar medidas para que a segurança do Paraná continue sendo exemplo para todo o País”, explicou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

A iniciativa da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) contou com a presença de representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. “Esse intercâmbio de informações é essencial para que possamos discutir sobre nossas dificuldades e formas de atuação, a fim de compartilhar conhecimento e boas práticas, como já vem ocorrendo no próprio GGI e em outras iniciativas como o SulMassp e o Cosud, que unem a integração em prol de um bem comum”, pontuou.

Durante o encontro, foram analisados resultados obtidos nas últimas ações desenvolvidas no Estado. Um dos temas abordados, apresentado pelo coordenador de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP), coronel Sérgio Augusto Ramos, foi a Operação Vida, que engloba prevenção, patrulhamento aéreo e terrestre, abordagens e fiscalização de veículos, além da intensificação no policiamento.

Continua após a publicidade

Além disso, foram citadas grandes operações feitas na região fronteiriça do Paraná, como uma única ação do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em agosto deste ano, que apreendeu 6 toneladas de maconha escondidas em uma área rural de Marechal Cândido Rondon, próximo ao lago de Itaipu, no Oeste do Estado.

“O Paraná foi o estado recordista em apreensões de drogas no Brasil no primeiro trimestre deste ano. E isso é resultado das políticas públicas e integradas nesta gestão que, desde o início, promove essa integração com as forças”, afirmou o coordenador de Operações Integradas de Segurança Pública da Sesp e organizados do encontro, coronel Saulo de Tarso Sanson Silva.

GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA– O GGI é um programa do Governo Federal que parte do conceito de Sistema Único de Segurança Pública, cuja premissa é a atuação coordenada e concentrada dos órgãos de segurança. Este é o primeiro encontro que conta com a presença de integrantes de ambos os Gabinetes de Gestão Integrada do Estado: o de Fronteira e o do Litoral.

De acordo com o coronel Sanson, a proposta do encontro é manter o trabalho conjunto que já existe entre os estados. “Montamos políticas públicas de enfrentamento ao crime como, por exemplo, o combate às mercadorias ilícitas, que podem adentrar o Paraná pela fronteira e permanecer no estado ou ir para exportação, através do Porto. Paranaguá é um dos alvos do crime organizado, por isso desenvolvemos essa estratégia de trazer todos os representantes do Litoral para este debate amplo e integrado aqui na fronteira”, explicou.

PROGRAMAÇÃO– Nesta edição, o encontro contou com diversas palestras relacionadas a investigações e ao combate à criminalidade. Elas foram ministradas pelo delegado da Polícia Federal e supervisor do Grupo Especial de Investigações Sensíveis (GISE) em Cascavel, Martin Bottaro Purper; o juiz federal da 4ª Região Gustavo Chies Cignachi; o promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná Francisco Ilídio Hernandes Lopes; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Francisco Zanicotti; e o diretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) do Mato Grosso do Sul, tenente-coronel Wilmar Fernandes.

O primeiro dia de evento encerrou com uma explanação do chefe do Gabinete de Gestão Integrada de Foz do Iguaçu, tenente-coronel Marcos Antônio Jahnke. A sexta-feira (23) contou com palestras do chefe do delegado de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de São Luiz Gonzaga (RS) e coordenador estadual da operação “Protetor das Divisas e Fronteiras” do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Heleno dos Santos; e do coordenador do Grupo Especial de Segurança de Fronteira, tenente-coronel da PM do Mato Grosso, Manoel Bugalho Neto.

O grupo de palestrantes foi composto, ainda, pelo comandante do Batalhão de Divisas da Polícia Militar de Goiás, major Hugo Jorge Bravo de Carvalho, e o coordenador-geral de assuntos de fronteira – GSI/PR, tenente-coronel aviador Dayve Moraes Piva.