A lista dos 200 projetos aprovados para integrar a Rede de Clubes Paraná Faz Ciência contempla 88 escolas de período integral, nas quais os Clubes de Ciências devem integrar a matriz curricular, em uma disciplina eletiva, e 112 unidades que vão realizar atividades em contraturno. O edital com o resultado foi divulgado nesta semana pela Fundação Araucária (FA) e o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência.
A lista de instituições que tiveram os projetos aprovados abrange 114 municípios do Paraná, distribuídos por 31 Núcleos Regionais de Educação (NREs). Elas estão em ordem alfabética, no Anexo I, do Edital 003/2024 .
As escolas que tiveram os Projetos de Clube de Ciências não contemplados, mas que foram classificados por mérito, estão em ordem decrescente na lista de espera, no Anexo II.
Vinculada ao Napi Paraná Faz Ciência, a Rede de Clubes é o resultado de uma cooperação entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed/PR), a Fundação Araucária e as universidades públicas do Paraná.
“Certamente esse é um marco histórico para o Estado e para o presente e o futuro da ciência do Paraná. Nós implantaremos, juntamente com a Seed, ainda este ano, estes 200 clubes em diferentes regiões geográficas, envolvendo estudantes do ensino fundamental, segundo ciclo, e do ensino médio”, ressaltou a articuladora do Napi e coordenadora do projeto de Clubes, Débora Sant’ Ana.
“Certamente, estes estudantes terão oportunidades diferenciadas para compreender os fenômenos naturais, sociais e o mundo ao seu redor”, acrescentou.
Outro articulador do Napi e coordenador dos clubes, Rodrigo Reis destacou o nível dos projetos que foram encaminhados. “Estamos muito felizes com a resposta que as escolas e os professores da rede estadual de educação básica do Paraná deram a esse chamado. A gente teve projetos com um nível muito bom da pesquisa que vai ser desenvolvida, mostrando que se tem ciência, sim, na educação básica, no Brasil”, disse.
“Precisamos comemorar e ter consciência da importância desse investimento na área de desenvolvimento de projetos de pesquisa, de iniciação à ciência, de iniciação científica, já na educação básica”, ressaltou o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A chefe do Departamento de Programas para a Educação Básica da Seed, Cristiane Jakymiu, disse que a rede é uma iniciativa inovadora que contribui para avançar ainda mais na melhoria da educação do Paraná, que é destaque nacional por sua excelência.
“Nos clubes, os professores terão todo o apoio necessário para desenvolver projetos incríveis com os estudantes, integrando teoria e prática de forma criativa”, afirmou.
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