Em agosto, o programa MON na Escola/Permanência na Arte terá como temática a mostra “O Jardim – Efrain Almeida”, em exibição na Sala 2. A atividade, voltada para profissionais da educação e realizada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), será no dia 28 de agosto, com sessões às 9h30 e às 14h.
A programação, conduzida pela equipe do MON, inclui visita mediada à exposição e uma oficina artística. Nesse encontro, os participantes poderão refletir sobre os caminhos e as possibilidades educativas encontradas nas instalações, esculturas e pinturas, em diálogo com a afetividade e memórias da infância do artista, no sertão do Ceará. A atividade é gratuita, mas exige inscrição prévia pelo link.
O programa é direcionado a professores das redes pública e privada, educadores e estudantes de áreas correlatas. Os encontros são mensais, com emissão de declaração de participação.
Cultura anuncia R$ 73 milhões da PNAB no Paraná e abre inscrições para dois editais
Com filme apoiado pelo Estado, cineasta do Paraná recebe prêmio em Gramado
EXPOSIÇÃO– Com a proposta de trazer um jardim para o interior da sala expositiva, a mostra “O Jardim – Efrain Almeida” revela a natureza, proporcionando uma experiência poética que evoca memórias da família do artista.
A mostra apresenta diferentes períodos de produção, além das transições de técnicas, como da madeira ao bronze. Além disso, dá continuidade à pesquisa que originou o documentário “Ensaio para outros instantes” (2021) e, posteriormente, a exposição “Encarnado” (2023), apresentada no Centro Cultural do Cariri, em Crato (CE). Ambos exploram temas como o sagrado, o cotidiano e a vida a partir da experiência pessoal do artista.
Com curadoria de Bitu Cassundé, a exposição reúne esculturas, instalações, pinturas e bordados. Por meio da fauna e da flora, as obras evidenciam os modos de existir e coexistir presentes na natureza.
MON– O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.